O Plano Municipal de Caminhabilidade de Fortaleza (PMCFor) foi anunciado, este mês, como um dos finalistas do Prêmio Parque da Mobilidade Urbana (PMU), na categoria Iniciativas em Favor da Mobilidade Ativa. Este reconhecimento destaca ações que promovem a mobilidade sustentável, incentivando a adoção de práticas que melhoram a qualidade de vida nas cidades. Este ano o Prêmio PMU, que é realizado pela Plataforma Connected Smart Cities e pela Urucuia, recebeu 189 inscrições de todo o país. O resultado deve ser divulgado no dia do evento, que acontecerá 13 de junho em São Paulo.
O Plano elaborado pela Prefeitura de Fortaleza tem 97 ações estratégicas que ocorrem transversalmente entre secretarias em eixos, como arborização, drenagem, identificação de ruas, pavimentação de calçadas e educação para o trânsito. A Secretaria do Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma), coordenadora do Plano, também possui projetos neste sentido, a exemplo do Parque Raquel de Queiroz, os Microparques Urbanos e o Projeto Árvore na Minha Calçada.
“A inclusão do Plano de Caminhabilidade como finalista no Prêmio Parque da Mobilidade Urbana ressalta sua relevância e impacto positivo no desenvolvimento de cidades mais sustentáveis e humanas. Este prêmio celebra projetos inovadores que contribuem para a transformação da mobilidade urbana, promovendo um ambiente mais seguro, acessível e eficiente para todos os cidadãos”, destaca a titular Luciana Lobo.
O Plano Municipal de Caminhabilidade de Fortaleza já foi reconhecido por outra premiação. Em 2021, como Cidade Caminhável, na categoria Cidades Grandes, pelo Instituto de Caminhabilidade.
Sobre o Plano de Caminhabilidade
O Plano de Caminhabilidade tem como objetivo principal facilitar e incentivar o deslocamento a pé, reconhecendo a importância do pedestre no ecossistema urbano. Ele engloba diversas ações e políticas voltadas para a melhoria da infraestrutura de calçadas, segurança no trânsito, acessibilidade, sinalização adequada, e a integração com outros modos de transporte.
Mais informações
O objetivo do PMU é reconhecer e premiar iniciativas (públicas e privadas) e pessoas que promovam a mobilidade urbana sustentável, segura e inclusiva.
Além do reconhecimento pela ousadia, inovação e capacidade de liderar e implementar, o prêmio vai proporcionar visibilidade e, o mais importante, a possibilidade de escalabilidade dos projetos e iniciativas, assim como inspirar potenciais líderes a se espelharem em carreiras inspiradoras e disruptivas.
Ele está de volta em 2024, com o intuito de reconhecer e premiar iniciativas públicas e privadas, bem como pessoas, que estejam promovendo a mobilidade urbana sustentável, segura e inclusiva.