O Plantão Gramatical, serviço ofertado pela Prefeitura de Fortaleza, por meio do Instituto Municipal de Desenvolvimento de Recursos Humanos (Imparh), completou 41 anos de atividade. Mesmo num período atípico, em razão da pandemia, o serviço continua ativo e, em 2021, bateu a marca dos 705 mil atendimentos.
Durante a pandemia, perguntas relacionadas à área da saúde passaram a ser mais frequentes. Márcia Linhares, professora do Plantão Gramatical há nove anos, explica que “o contexto social é muito importante para o Plantão. Nesse período pandêmico, muitos consulentes têm ligado para saber como devem falar sobre a Covid-19”. A professora explica que quando o vírus for citado, deve-se falar “o coronavírus”. No caso da doença, deve-se falar “a covid”.
São muitas as curiosidades nesses 41 anos de serviço. Os consulentes têm perfil diverso, indo de advogados até crianças que querem tirar uma dúvida sobre a tarefa escolar. Há também o caso de uma consulente que liga para saber como os professores estão, pois além do gesto de atenção, diz que não esquece o número telefônico do serviço, que continua o mesmo desde a sua fundação.
O Plantão Gramatical foi criado com o objetivo de auxiliar a comunidade sobre o uso correto da língua portuguesa. São dúvidas sobre fonética, semântica, crase, pontuação e regras gerais do português respondido na hora por uma equipe de cinco professores plantonistas. O tempo de atendimento varia de acordo com a demanda do consulente, mas dura, no máximo, três minutos.
A equipe do Plantão Gramatical atende de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 17h. O serviço está disponível, por telefone ou presencialmente, para usuários de outros municípios e estados brasileiros e também de outros países. O número de telefone para atendimento é o 3225-1979.
Serviço
Plantão Gramatical
Av. João Pessoa, 5609 – Damas
Telefone: 3225-1979
Horário de atendimento: 8h às 12h e 13h às 17h