Os avanços nas políticas de mobilidade urbana sustentável implantados pela Prefeitura de Fortaleza serão tema de discussão nesta terça-feira (25/06), às 11h30, dentro da programação do segundo dia da cúpula mundial sobre Mobilidade Sustentável em Fortaleza, o “Mobilize Summit”. O encontro de gestores públicos, especialistas e pesquisadores ocorrerá no Hotel Gran Mareiro, na Praia do Futuro, local que recebe todos os painéis e plenárias do evento, organizado pelo Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento (ITDP, da sigla em inglês), em parceria com a Fundação de Pesquisa e Educação da Volvo (Volvo Research and Education Foundation).
Na ocasião, o secretário-executivo de Conservação e Serviços Públicos (SCSP), Luiz Alberto Sabóia, abrirá a sessão com o painel “Intervenções de baixo custo e alto impacto”, discutindo o passo a passo adotado pela Cidade desde 2014, quando a política de mobilidade urbana sustentável ganhou prioridade. “Será um momento para discutirmos com especialistas de todo o mundo sobre os experimentos pilotos que a gestão municipal tem implementado rapidamente para teste na cidade, mas que vêm apresentando alto potencial de causar impacto positivo no paradigma de mobilidade da cidade e na atitude coletiva da população”, afirma o secretário-executivo da SCSP.
Também participarão do encontro neste dia a gerente de Projetos de Gerenciamento Ativo de Transporte e Demanda da ITDP Brasil, Danielle Hoppe; e a diretora da Iniciativa Global de Desenho para Cidades da National Association of City Transportation Officials (Nacto), Skye Duncan, com a mediação do coordenador de comunicação da Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária Global em Fortaleza, Omar Jacob.
Segundo Sabóia, “a temática do encontro terá como guia, dentre outros aspectos, as experiências com o modal cicloviário, modernização do sistema de transporte público, o repensar dos espaços urbanos, a partir de projetos como Cidade da Gente e as Áreas de Trânsito Calmo, e a repercussão desses fatores na cidade em termos de economia, saúde pública, meio ambiente, práticas de mobilidade, urbanidade e senso de pertencimento à cidade”.
O desenvolvimento e o crescimento de Fortaleza, assim como seu prognóstico das décadas anteriores, fizeram surgir também uma abordagem estratégica de longo prazo que altere o modelo de cidade e, também, um plano de ações de curto prazo que consiga mitigar a problemática da mobilidade. “A ampliação de 3km para os atuais 111km de faixas exclusivas para ônibus, o crescimento em 277% da rede cicloviária, o projeto Cidade da Gente e as Áreas de Trânsito Calmo, priorizando pedestres, são algumas das ações que materializamos no cotidiano da população, incluindo uma visão de cidade de vanguarda, onde o modelo vigente é o de Mobilidade Sustentável, construindo uma rede multimodal, ressignificando o espaço público e democratizando o acesso à cidade, melhorando a qualidade dos deslocamentos diários e reduzindo em 40% a mortalidade no trânsito”, conclui o Secretário.
Mobilize Summit
O Mobilize já foi realizado nas cidades de Dar es Salaam, na Tanzânia; Santiago, no Chile; e Yichang, na China, e é organizado pelo Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento (ITDP, da sigla em inglês), em parceria com a Fundação de Pesquisa e Educação da Volvo (Volvo Research and Education Foundation). A realização do Mobilize em Fortaleza fez parte da premiação que a cidade recebeu no início do ano, o “Sustainable Transport Award” (STA, na sigla em inglês) conferido à cidade de Fortaleza por projetos inovadores para promoção da sustentabilidade no deslocamento urbano, por melhorar a mobilidade em geral da população, redução na emissão de gases do efeito estufa e melhoria da segurança e infraestrutura para ciclistas e pedestres.
Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento
O Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento (ITDP, da sigla em inglês) foi fundado em 1985. É uma entidade sem fins lucrativos que promove o transporte sustentável e equitativo no mundo, concentrando esforços para reduzir as emissões de carbono, acidentes de trânsito e a desigualdade social. A instituição oferece apoio a cidades em todo o mundo para projetar e implementar sistemas de transporte de alta qualidade e soluções de políticas que tornem as cidades mais habitáveis, justas e sustentáveis.