20 de February de 2025 em Social

Pop Rua em Ação: Regional 4 recebe iniciativa que fortalece a assistência à população em situação de rua

Com ampla oferta de serviços gratuitos, ação foi realizada na Parangaba por meio de parceria entre Governo do Estado e Sistema de Justiça e apoio da Prefeitura de Fortaleza


mulher sendo atendida por duas enfermeiras
O evento foi realizado na Rua Dom Pedro II nesta terça-feira (18/02)

A Regional 4 recebeu, nesta terça-feira (18/02), a primeira edição do Pop Rua em Ação, iniciativa da Secretaria da Proteção Social (SPS) em parceria com o Sistema de Justiça e apoio da Prefeitura de Fortaleza. O evento, realizado na Rua Dom Pedro II, no bairro Parangaba, ampliou o atendimento à população em situação de rua, garantindo acesso a serviços essenciais e promovendo cidadania.

A ação reuniu diversas entidades e órgãos públicos, oferecendo serviços como consultas jurídicas, emissão de documentos e atendimento psicossocial. “A proposta da ação é facilitar o acesso às políticas públicas para que as pessoas em situação de rua possam ter suas oportunidades e seus direitos garantidos”, afirmou a secretária-executiva de Cidadania e Políticas sobre Drogas da SPS, Lidiane Rebouças.

O chefe de gabinete da Secretaria Executiva Regional 4, Cauê Fonteles, destacou o papel da Prefeitura em apoio à ação, reforçando a parceria entre a gestão municipal e o Governo do Estado. “O compromisso da Prefeitura é garantir a estrutura necessária para que essa ação aconteça da melhor forma possível, dando todo o suporte antes, durante e depois do evento, com serviços de zeladoria e de logística”, afirmou.

A dona de casa Fabíola Félix Brito, de 47 anos, aproveitou a ação para emitir a identidade do filho, Nathan, de 10 anos. Satisfeita com a experiência, ela elogiou a agilidade do atendimento. “Foi maravilhoso e muito rápido. Achei que levaria muito mais de uma hora, mas foi bem mais rápido do que imaginei”, comentou.

O Tribunal Regional do Trabalho (TRT) prestou orientações jurídicas e distribuiu kits de higiene, enquanto o Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) disponibilizou consulta processual e emissão de certidões. A Justiça Federal e a Defensoria Pública do Ceará também participaram, garantindo assistência para regularização de processos criminais, solicitação de aluguel social e emissão de certidões de nascimento.

Outras instituições também participaram do Pop Rua em Ação, como o Ministério Público do Trabalho (MPT) e o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), que orientaram sobre direitos trabalhistas e receberam denúncias. O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) realizou atendimento para alistamento e regularização eleitoral, enquanto o Ministério Público do Estado do Ceará acompanhou as demandas da população atendida. A SPS disponibilizou o Caminhão do Cidadão para emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN) e prestou atendimento psicossocial. Além disso, houve serviços como corte de cabelo, vacinação antirrábica para pets, cadastro para emprego e ações do Ceará Sem Fome.

Por meio da Secretaria dos Direitos Humanos e Desenvolvimento Social de Fortaleza (SDHDS) foram oferecidos atendimentos para inscrição e atualização de Cadastro Único, além de fornecimento de sopa aos atendidos. O Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop), principal equipamento de assistência a este público, orientou como acessar serviços da rede municipal.

Pop Rua em Ação: Regional 4 recebe iniciativa que fortalece a assistência à população em situação de rua

Com ampla oferta de serviços gratuitos, ação foi realizada na Parangaba por meio de parceria entre Governo do Estado e Sistema de Justiça e apoio da Prefeitura de Fortaleza

mulher sendo atendida por duas enfermeiras
O evento foi realizado na Rua Dom Pedro II nesta terça-feira (18/02)

A Regional 4 recebeu, nesta terça-feira (18/02), a primeira edição do Pop Rua em Ação, iniciativa da Secretaria da Proteção Social (SPS) em parceria com o Sistema de Justiça e apoio da Prefeitura de Fortaleza. O evento, realizado na Rua Dom Pedro II, no bairro Parangaba, ampliou o atendimento à população em situação de rua, garantindo acesso a serviços essenciais e promovendo cidadania.

A ação reuniu diversas entidades e órgãos públicos, oferecendo serviços como consultas jurídicas, emissão de documentos e atendimento psicossocial. “A proposta da ação é facilitar o acesso às políticas públicas para que as pessoas em situação de rua possam ter suas oportunidades e seus direitos garantidos”, afirmou a secretária-executiva de Cidadania e Políticas sobre Drogas da SPS, Lidiane Rebouças.

O chefe de gabinete da Secretaria Executiva Regional 4, Cauê Fonteles, destacou o papel da Prefeitura em apoio à ação, reforçando a parceria entre a gestão municipal e o Governo do Estado. “O compromisso da Prefeitura é garantir a estrutura necessária para que essa ação aconteça da melhor forma possível, dando todo o suporte antes, durante e depois do evento, com serviços de zeladoria e de logística”, afirmou.

A dona de casa Fabíola Félix Brito, de 47 anos, aproveitou a ação para emitir a identidade do filho, Nathan, de 10 anos. Satisfeita com a experiência, ela elogiou a agilidade do atendimento. “Foi maravilhoso e muito rápido. Achei que levaria muito mais de uma hora, mas foi bem mais rápido do que imaginei”, comentou.

O Tribunal Regional do Trabalho (TRT) prestou orientações jurídicas e distribuiu kits de higiene, enquanto o Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) disponibilizou consulta processual e emissão de certidões. A Justiça Federal e a Defensoria Pública do Ceará também participaram, garantindo assistência para regularização de processos criminais, solicitação de aluguel social e emissão de certidões de nascimento.

Outras instituições também participaram do Pop Rua em Ação, como o Ministério Público do Trabalho (MPT) e o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), que orientaram sobre direitos trabalhistas e receberam denúncias. O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) realizou atendimento para alistamento e regularização eleitoral, enquanto o Ministério Público do Estado do Ceará acompanhou as demandas da população atendida. A SPS disponibilizou o Caminhão do Cidadão para emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN) e prestou atendimento psicossocial. Além disso, houve serviços como corte de cabelo, vacinação antirrábica para pets, cadastro para emprego e ações do Ceará Sem Fome.

Por meio da Secretaria dos Direitos Humanos e Desenvolvimento Social de Fortaleza (SDHDS) foram oferecidos atendimentos para inscrição e atualização de Cadastro Único, além de fornecimento de sopa aos atendidos. O Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop), principal equipamento de assistência a este público, orientou como acessar serviços da rede municipal.