O prefeito José Sarto entregou, nesta quarta-feira (13/12), o 11° posto de saúde reformado, contemplado no pacote de investimento para a saúde de Fortaleza. O posto José Barros de Alencar, localizado no bairro Pedras, passou por completa reestruturação física visando gerar mais conforto e segurança para usuários e profissionais.
Durante a entrega, Sarto comentou sobre o pacote de investimentos na atenção primária à saúde, dentre outras ações que envolvem a pasta. “Além dessa ser a 11ª unidade que nós reformamos, 41 estão em processo de requalificação, nove serão construídas do zero, seis delas já em processo de reconstrução. Além disso, temos telemedicina, consultório de rua, Aplicativo Mais Saúde, unidades itinerantes com o Vem Saúde, e em breve vamos anunciar um concurso com mais de 2,2 mil vagas. Em resumo, toda uma política voltada para a atenção básica que tem melhorado consideravelmente o atendimento, sem esquecer da atenção secundária e terciária”, destacou.
Com a reforma, o posto recebeu revisão completa das instalações elétrica, hidráulica e sanitária. Além disso, a unidade passou a contar com acessibilidade, por meio da instalação de piso tátil e adequação dos guichês de acolhimento ao público. Houve, ainda, instalação de gradil e manutenção da coberta, nova pintura, revestimento cerâmico, lixeiras readequadas e torneiras com alavanca.
O posto de saúde José Barros de Alencar atende residentes do bairro Pedras e seu entorno, conforme explicou Galeno Taumaturgo, secretário da Saúde. “O posto tem três equipes de saúde, duas equipes de saúde bucal, atendendo quase 15 mil pessoas. Isso mostra a pulverização das ações em atenção primária, que estão por toda a cidade, com reformas e melhorias que estão revolucionando a saúde de Fortaleza”, afirmou. A unidade recebeu investimento de R$ 755 mil na requalificação, executada pela Secretaria Municipal da Gestão Regional (Seger).
Estiveram presentes na entrega do equipamento os vereadores e suplentes Lúcio Bruno, José Freire, Renan Colares, Robério Sampaio e Eulógio Neto, além do deputado estadual Antônio Henrique. Também compareceram os secretários Ésio Feitosa, Ferrucio Feitosa e Marcel Colares.
Equipes de Saúde
A unidade conta com três equipes completas da Estratégia Saúde da Família (ESF) e duas equipes de saúde bucal. Os usuários têm acesso a consultas médicas e de enfermagem, atendimento odontológico, exames laboratoriais, prevenção ginecológica e de mama, vacinação, testes rápidos (HIV, sífilis, hepatites, gravidez, covid-19), verificação de pressão arterial e glicemia, realização de pequenos curativos e procedimentos, além de outros serviços.
Ângela Miranda e toda sua família são atendidos no posto desde a sua inauguração. Para ela, que precisa de acompanhamento para hipertensão, a nova estrutura foi um grande presente: “Antes de entregarem o posto eu já estava atrás de saber quando voltaria a ser atendida aqui. As agentes de saúde, as enfermeiras e os médicos são muito atenciosos, e com um espaço novo ficou muito melhor. Não só eu, mas minha família e meus vizinhos gostamos muito, está muito acolhedor”, contou ela.
Investimentos na saúde
A reinauguração do posto José Barros de Alencar faz parte do pacote de investimentos da Prefeitura de Fortaleza na saúde, onde estão sendo investidos, aproximadamente, R$ 130 milhões, em infraestrutura, com objetivo de garantir mais qualidade e eficiência nos serviços à população, além de proporcionar melhores condições de trabalho aos profissionais da Rede Municipal de Saúde.
As obras estão ocorrendo em diferentes bairros da Capital, conforme o cronograma, e incluem reformas, requalificações, novos equipamentos e serviços. A expectativa é de conclusão até o fim de 2024.
- Construção de 16 novos postos de saúde (14 unidades em construção)
- Reforma de outros 96 postos (11 unidades entregues, contando com o posto José Barros de Alencar e outras 41 unidades em reforma)
- Requalificação total de nove postos (seis unidades em execução atualmente)
- Novos quatro Centros de Atenção Psicossocial- Caps (01 unidade entregue)
- Reestruturação das 6 Unidades de Pronto Atendimento (UPA) gerenciadas pelo Município (intervenções já iniciadas)
- Implantação de nove farmácias polo (três unidades entregues)
- Chamamento de médicos para compor a Atenção Primária à Saúde (91 médicos convocados) + 63 profissionais empossados na Rede de Atenção Psicossocial (Raps)
- Avanços no App Mais Saúde (três novos serviços entregues)
- Telemedicina (duas fases implantadas)
- Programa Vem Saúde:
• Tuk-Tuk dos remédios: seis triciclos elétricos (cada um pode carregar até 500 kg)
• Postos de saúde móveis: seis carretas / unidades móveis que ofertam todos os serviços da Atenção Primária