A Prefeitura de Fortaleza realiza, durante o mês de julho, diversas atividades alusivas ao Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais, celebrado no próximo dia 28. A programação do “Julho Amarelo”, desenvolvida pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), prevê a intensificação do teste rápido para HIV em todos os postos de saúde, além de atividades educativas em diversos bairros da Capital.
A programação, em parceria com o Governo do Estado e Sociedade Civil, envolve ainda atividades de vacinação contra a Hepatite (tipo B) e teste rápido (tipo B e C), na sede do Serviço Social do Comércio (Sesc) (13/07), na Universidade Estadual do Ceará (18 a 21/07) e na Praça do Ferreira (28/07).
A Hepatite é uma inflamação do fígado causada por vírus, pelo uso de alguns remédios, de álcool e outras drogas, além de doenças autoimunes, metabólicas e genéticas. São consideradas doenças silenciosas que podem se manifestar com sintomas de cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras. No Brasil, as hepatites virais mais comuns são as causadas pelos vírus A, B e C.
Para o coordenador da Área Técnica de Infecções Sexualmente Transmissíveis, HIV/AIDS e Hepatites Virais, Marcos Paiva, milhões de pessoas no Brasil são portadoras do vírus e não sabem. “As hepatites são doenças silenciosas e quando não tratadas há o risco de evoluírem, podendo causar danos mais graves ao fígado como cirrose e câncer. Por isso, é importante ir ao serviço de saúde regularmente e fazer os exames de rotina que detectam a hepatite”, destacou Marcos.
O contágio pode ocorrer por via oral, através de água e alimentos contaminados (vírus A e E); transmissão sanguínea e prática de sexo sem proteção; compartilhamento de seringas, agulhas, lâminas de barbear, alicates de unha e outros objetos que furam ou cortam (vírus B,C e D); transmissão sanguínea: da mãe para o filho durante a gravidez, o parto e a amamentação (vírus B,C e D).
A população pode realizar o teste rápido para Hepatites (B e C), assim como receber a imunização contra a doença, nos postos de saúde de Fortaleza. A vacina contra a hepatite é voltada para a imunização de crianças 1 a 4 anos (A e B) e para os adultos (somente a B). No caso deste último público, o esquema vacinal é de três doses.