Conscientes do papel fundamental da sociedade na preservação do patrimônio público, um grupo de 30 jovens, entre 15 e 25 anos de idade, realizará uma ação voluntária de revitalização na Praça Edvar Martins, no bairro Cidade 2000.
Orientados e supervisionados pela Coordenadoria de Conservação e Serviços Públicos da Secretaria Regional II, os voluntários vão executar serviço de limpeza e pequenos reparos. Também está prevista a pintura da estrutura física do equipamento, grafitagem e plantio de mudas de espécie nativa.
Além disso, será feita uma pesquisa de campo com os moradores do bairro Cidade 2000 sobre como a sociedade pode ser mais atuante na preservação do patrimônio público. “A igreja da qual fazemos parte fica na frente desta praça, então resolvemos sair das nossas paredes e começar a enxergar as necessidades da comunidade. A nossa proposta é cumprir nosso papel enquanto cidadãos”, afirma Fabiano Alves.
De acordo com Ferruccio Feitosa, titular da Secretaria Regional II, a participação da sociedade é fundamental na manutenção dos espaços públicos. “Essa parceria entre a sociedade civil e o poder público municipal resulta em melhorias para a cidade, tem poder transformador e gera ações que podem ser vistas por toda a sociedade. A Secretaria apoia e estimula iniciativas como essa. E para beneficiar ainda mais esta comunidade, vamos plantar diversas mudas na rua Zuca Acioly, que fica no entorno dessa praça”, enfatiza.
A Praça Edvar Martins, localizada na avenida das Castanholeiras, possui 4.000m² distribuídos entre área de convivência, campo de futebol de areia, campo de vôlei de praia, parque infantil e academia ao ar livre.