O Praia Acessível, projeto de iniciativa da Prefeitura de Fortaleza e Governo do Estado do Ceará que promove banho de mar assistido às pessoas com deficiência e/ou dificuldade de locomoção na Praia de Iracema, registrou, durante o mês de julho, o maior número de atendimentos desde o início do programa.
Funcionando desde abril de 2016, a iniciativa atendeu, nestas férias, cerca de 298 usuários entre cadeirantes, pessoas com dificuldade de locomoção e idosos. A média de atendimentos/dia foi de 9,6. No passado, durante o igual período (julho), o número registrado foi de 227 pessoas assistidas.
De janeiro a julho deste ano, 894 pessoas passaram pelo projeto. O número representa quase o total de atendimentos de janeiro a dezembro de 2016, 912 usuários. Ao todo, entre 2016 e 2018, foram prestados 3.623 atendimentos.
Durante a alta estação, nos meses de julho, dezembro e janeiro, para atender a maior demanda turística e as férias escolares, a Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Setfor), e em parceria com o Governo do Estado, amplia os dias de funcionamento, passando a funcionar diariamente das 9h às 13h. Nos demais meses, a ação funciona a partir de quarta-feira.
Além das cadeiras anfíbias, o projeto oferece esteiras por toda a faixa de areia, vagas exclusivas de estacionamento e banheiros adaptados. Cerca de 15 profissionais da Prefeitura de Fortaleza, entre técnicos da Secretaria Municipal de Turismo (Setfor), enfermeiros e fisioterapeutas da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e guarda-vidas da Inspetoria de Salvamento Aquático (ISA) da Guarda Municipal de Fortaleza prestam atendimentos aos usuários do Praia Acessível, além do apoio do Corpo de Bombeiros do Estado do Ceará.