O Praia Acessível registrou a marca de 1.025 atendimentos, no período de abril de 2016 até janeiro deste ano. O programa, que oferece banho de mar assistido, por meio de cadeiras anfíbias e atividades esportivas, como vôlei e frescobol adaptados, funciona de quarta-feira a domingo, de 9h às 14h, na Praia de Iracema.
A Secretaria de Turismo de Fortaleza (Setfor) estuda ampliação do projeto, com a implantação de mais uma estação. “É um trabalho bonito e muito gratificante. Em média, atendemos mais de 100 pessoas por mês. Durante a alta estação, esse número aumenta. Existe a demanda, então já estamos realizando estudos para oferecermos mais uma estação, desta vez no Mucuripe”, destaca o secretário de Turismo, Alexandre Pereira.
O projeto ainda oferece banheiro adaptado, depósito para guardar material e cinco vagas de estacionamento para pessoas com deficiência.
Cerca de 15 profissionais da Prefeitura de Fortaleza, entre técnicos da Setfor, enfermeiros e fisioterapeutas da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e guarda-vidas da Inspetoria de Salvamento Aquático (ISA) da Guarda Municipal de Fortaleza, prestam atendimentos aos usuários do Praia Acessível, além do apoio do Corpo de Bombeiros do Estado do Ceará.
O projeto Praia Acessível é idealizado pela Prefeitura de Fortaleza, por meio da Setfor, em parceria com o Governo do Estado do Ceará e iniciativa privada.