15 de Janeiro de 2026 em Cultura IMPRIMIR

Pré-Carnaval 2026: Fortaleza abre primeiro fim de semana com programação descentralizada e homenagem a Macaúba do Bandolim

Abertura acontece na sexta-feira (16/01) e segue no sábado (17/01), com palcos no Centro, Praia de Iracema e Barra do Ceará e blocos independentes nas Regionais


Compartilhe:

A Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria da Cultura de Fortaleza (Secultfor), dá início ao Pré-Carnaval de Fortaleza 2026 em uma programação especial de abertura neste primeiro fim de semana, na sexta-feira e sábado (16 e 17/01). Com o slogan Na Batida dos 300, o Ciclo Carnavalesco abre oficialmente as comemorações pelos 300 anos da capital cearense e reafirma o compromisso com a descentralização, a valorização da cultura local e o acesso democrático à festa.

Neste início de agenda, a cidade já recebe atrações distribuídas em locais tradicionais e simbólicos, como Praça do Ferreira, Aterrinho e Aterro da Praia de Iracema, além da Barra do Ceará, que recebe no Marco Zero, pela primeira vez, um grande palco com atração nacional. A programação se amplia ainda com os blocos de rua independentes, que, nesta semana, levam a folia às Regionais 1, 2, 3, 4, 5, 6, 10, 11 e 12. Os blocos de rua independentes foram selecionados e apoiados por meio do edital de Blocos e Agremiações da Secultfor, como forma de valorizar os projetos que contribuem com o fortalecimento da tradição carnavalesca na cidade.

A edição 2026 presta homenagem a Macaúba do Bandolim, músico fortalezense com mais de 60 anos de trajetória e reconhecido nacionalmente como um dos grandes virtuoses do instrumento, referência na formação de gerações e na consolidação do chorinho e da música popular no Ceará.

“O Ciclo Carnavalesco de Fortaleza foi pensado dialogando com os artistas e com a cidade. Ampliamos a descentralização, aumentamos os investimentos e fortalecemos a presença da cultura nos territórios. É uma festa que gera emprego, renda e garante acesso à cultura para todos”, destaca o prefeito Evandro Leitão.

Programação de abertura

Na sexta-feira (16/01), a folia começa no coração da cidade, com programação no Palco da Praça do Ferreira, com shows de Theresa Rachel, Mais Melanina e Fundo de Quintal, em uma noite que marca oficialmente o início do Pré-Carnaval 2026 em Fortaleza.

No sábado (17/01), no Aterro da Praia de Iracema, o destaque é o tradicional cortejo de baterias, com concentração na Avenida Beira-Mar com Av. Barão de Studart e que depois segue até a Av. Historiador Raimundo Girão, com as baterias Unidos da Cachorra, Sambamor, Baqueta Clube de Ritmistas, Bonde Batuque e Camaleões do Vila, que finaliza o cortejo em direção ao Aterrinho.

Já no Aterrinho da Praia de Iracema, a programação de palco reúne atrações como DJ Kaká de Paula, DTF, Dudu Nobre e Camaleões do Vila, garantindo uma noite de muita música, diversidade rítmica e conexão com o público.

Na Barra do Ceará, no Marco Zero, o palco recebe a DJ Lolost, o banda Pimenta Malagueta e a Banda Eva, levando o clima do Carnaval para o litoral oeste da cidade e fortalecendo a descentralização da festa.

Além das atrações nos palcos, a partir desta quinta-feira (15/01), os blocos de rua passam a ocupar as ruas de Fortaleza, levando música, cores e alegria a diferentes territórios da cidade. A programação contempla os bairros Aldeota, Curió, Demócrito Rocha, Farias Brito, Granja Lisboa, Jacarecanga, José Bonifácio, Maraponga, Meireles, Moura Brasil, Parque Manibura, Praia de Iracema e Rodolfo Teófilo.

Descentralização e fortalecimento da cultura

O Pré-Carnaval de Fortaleza 2026 contará, ao longo de todo o Ciclo Carnavalesco, com 25 palcos espalhados pelas 12 Regionais da cidade, ampliando significativamente o alcance da programação. Além dos territórios que já receberam programação em ano anterior, como Benfica, Domingos Olímpio, Aterrinho e Aterro da Praia de Iracema, Passeio Público, Mercado dos Pinhões, Mocinha, Parque Rachel de Queiroz, Raimundo do Queijo, Praça do Ferreira, Mercado dos Pinhões, Centro Cultural Belchior, Mercado da Aerolândia e Barra do Ceará, novos locais recebem a agenda momina, como Sapiranga, Praça das Flores, Praça dos Leões, Bom Jardim, Lagoa do Opaia, Praça Henrique Jorge, Praça do Cuca Jangurussu, Parque Dois Irmãos, Lago Jacarey, Lagoa do Mondubim, Cidade da Criança e Teatro São José.

Uma das grandes novidades desta edição é a instalação de um palco com atrações nacionais na Avenida Domingos Olímpio, tradicional circuito dos desfiles carnavalescos, que receberá nomes como Jorge Aragão e Chico César.

“A descentralização não se limita apenas aos territórios, ela reafirma o compromisso com o fortalecimento da cultura popular e com o reconhecimento de quem constrói o Carnaval nas ruas”, afirma a secretária da Cultura de Fortaleza, Helena Barbosa.

Investimento, impacto econômico e participação social

O Carnaval 2026 registra um aumento de aproximadamente R$ 4 milhões em investimentos, totalizando cerca de R$ 23 milhões aplicados em todo o Ciclo Carnavalesco. O reforço impulsiona a cadeia produtiva da cultura, com a geração de mais de seis mil empregos diretos e indiretos, envolvendo artistas, técnicos, produtores e trabalhadores da economia criativa.

Ao longo de todo o Ciclo, a expectativa é impactar mais de 1,6 milhão de pessoas, consolidando o Carnaval de Fortaleza como um dos principais eventos culturais do país, marcado pela pluralidade de linguagens, territórios e expressões artísticas.

Tecnologia e informação

Outra inovação é o acesso à programação por meio do aplicativo Farol da Cultura, gratuito para Android e iOS. A ferramenta permitirá acompanhar a agenda em tempo real, localizar eventos por geolocalização, buscar atrações por nome e montar uma programação personalizada, além de contar com recursos de acessibilidade para pessoas com deficiência visual.

Serviço: Programação Ciclo Carnavalesco de Fortaleza 2026
Sexta (16/01): Praça do Ferreira - R. Floriano Peixoto - Centro
Sábado (17/01): Aterro da Praia de Iracema (Av. Historiador Raimundo Girão)
Aterrinho da Praia de Iracema (Av. Beira-Mar, s/n)
Barra do Ceará – Marco Zero (Rua Dr. José Roberto Sales, 700).
Acesso gratuito

Confira a programação da Abertura de Pré-Carnaval em Fortaleza

Quinta-feira (15/01)

Blocos de Rua

Regional 1

19h às 00h - Bloco Caneco Cheio
Areninha do Pirambu (Av. Pres. Castelo Branco, 1980 - Jacarecanga)

Regional 3

19h30 - Bloco Crias do Ritmo
Rua Rúbia Sampaio,1463 - Farias Brito

Sexta-feira (16/01)

Praça do Ferreira - Abertura do Ciclo Carnavalesco

18h - Theresa Rachel
19h30 - Mais Melanina
21h - Fundo de Quintal

Blocos de Rua

Regional 1

19h às 00h - Bloco Caneco Cheio
Areninha do Pirambu (Av. Pres. Castelo Branco, 1980 - Jacarecanga)

Regional 3

19h30 - Bloco Crias do Ritmo
Rua Rúbia Sampaio,1463 - Farias Brito

Regional 4

19h - Bloco Lord
Rua Major Facundo, 1712 - José Bonifácio

Regional 6

17h30 às 19h30 - Bloco do Pontinho de Cultura Espaço de Brincar (Infantil)
Rua George Sosa, 97 - Curió (Sede do Pontão de Cultura LGBTQIA+)

Regional 12

19h às 22h - Bloco Kahlo
Rua João Cordeiro, 580 - Praia de Iracema

Sábado (17/01)

Aterro da Praia de Iracema
Blocos
15h - Concentração das baterias
16h - Unidos da Cachorra
16h45 - Sambamor
17h30 - Baqueta dos Ritmistas
18h15 - Bonde Batuque
19h - Camaleões do Vila

Aterrinho da Praia de Iracema
Palco
17h - DJ Kaká de Paula
18h30 - DTF
20h30 - Dudu Nobre
22h30 - Camaleões do Vila

Barra do Ceará - Marco Zero
Palco
17h - DJ Lolost
18h - Pimenta Malagueta
20h - Banda Eva

Blocos de Rua

Regional 1

19h às 00h - Bloco Caneco Cheio
Areninha do Pirambu (Av. Pres. Castelo Branco, 1980 - Jacarecanga)

Regional 2

17h às 22h - Bloco Panteras Cor de Rosa
Rua João Cordeiro com Padre Climério, s/n - Meireles (Largo da Mocinha)

19h às 22h - Pré Carnaval da Paz
Instituto Comunidade dos Trilhos (Rua Marechal Rondon, 870 - Aldeota)

Regional 3

17h às 20h - Bloco Doido é Tu
Rua Frei Marcelino, 1511 - Rodolfo Teófilo

Regional 6

17h às 23h - Bloco Batuque da Praça
Praça do Iprede - Rua Prof. Carlos Lobo, 75 - Parque Manibura

Regional 11

18h às 00h - Bloco Jacaré Folia
Rua Sergipe, 975 – Demócrito Rocha

Regional 12

19h às 22h - Bloco Unidos do Morro (Infantil)
Rua da Saudade, 116 - Moura Brasil (Praça Alta)

Domingo (18/01)

Blocos de Rua

Regional 1

19h às 00h - Bloco Caneco Cheio
Areninha do Pirambu (Av. Pres. Castelo Branco, 1980 - Jacarecanga)

Regional 5

15h às 20h - Bloco do Zé Almir
Rua Geraldo Barbosa, 2968 – Granja Lisboa (Sede do Bloco)

Regional 10

09h às 12h - Sivozinha Folia (Infantil)
Praça da Lagoa da Maraponga

Regional 12

17h às 19h - Bloco Baixaria: Baixinhos do Mincharia (Infantil)
Largo do Mincharia - Praia de Iracema

16h às 19h - Bloco Tambores Carnavalescos
Centro Cultural Belchior (Rua dos Pacajús, 123 - Praia de Iracema)

15h30 às18h30 - Bloco Dragões do Ritmo
Rua João cordeiro, 572 - Largo da Mocinha

19h às 22h - Bloco Unidos do Morro (Infantil)
Praça Alta (Rua da Saudade, 116 - Moura Brasil)

Pré-Carnaval 2026: Fortaleza abre primeiro fim de semana com programação descentralizada e homenagem a Macaúba do Bandolim

Abertura acontece na sexta-feira (16/01) e segue no sábado (17/01), com palcos no Centro, Praia de Iracema e Barra do Ceará e blocos independentes nas Regionais

A Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria da Cultura de Fortaleza (Secultfor), dá início ao Pré-Carnaval de Fortaleza 2026 em uma programação especial de abertura neste primeiro fim de semana, na sexta-feira e sábado (16 e 17/01). Com o slogan Na Batida dos 300, o Ciclo Carnavalesco abre oficialmente as comemorações pelos 300 anos da capital cearense e reafirma o compromisso com a descentralização, a valorização da cultura local e o acesso democrático à festa.

Neste início de agenda, a cidade já recebe atrações distribuídas em locais tradicionais e simbólicos, como Praça do Ferreira, Aterrinho e Aterro da Praia de Iracema, além da Barra do Ceará, que recebe no Marco Zero, pela primeira vez, um grande palco com atração nacional. A programação se amplia ainda com os blocos de rua independentes, que, nesta semana, levam a folia às Regionais 1, 2, 3, 4, 5, 6, 10, 11 e 12. Os blocos de rua independentes foram selecionados e apoiados por meio do edital de Blocos e Agremiações da Secultfor, como forma de valorizar os projetos que contribuem com o fortalecimento da tradição carnavalesca na cidade.

A edição 2026 presta homenagem a Macaúba do Bandolim, músico fortalezense com mais de 60 anos de trajetória e reconhecido nacionalmente como um dos grandes virtuoses do instrumento, referência na formação de gerações e na consolidação do chorinho e da música popular no Ceará.

“O Ciclo Carnavalesco de Fortaleza foi pensado dialogando com os artistas e com a cidade. Ampliamos a descentralização, aumentamos os investimentos e fortalecemos a presença da cultura nos territórios. É uma festa que gera emprego, renda e garante acesso à cultura para todos”, destaca o prefeito Evandro Leitão.

Programação de abertura

Na sexta-feira (16/01), a folia começa no coração da cidade, com programação no Palco da Praça do Ferreira, com shows de Theresa Rachel, Mais Melanina e Fundo de Quintal, em uma noite que marca oficialmente o início do Pré-Carnaval 2026 em Fortaleza.

No sábado (17/01), no Aterro da Praia de Iracema, o destaque é o tradicional cortejo de baterias, com concentração na Avenida Beira-Mar com Av. Barão de Studart e que depois segue até a Av. Historiador Raimundo Girão, com as baterias Unidos da Cachorra, Sambamor, Baqueta Clube de Ritmistas, Bonde Batuque e Camaleões do Vila, que finaliza o cortejo em direção ao Aterrinho.

Já no Aterrinho da Praia de Iracema, a programação de palco reúne atrações como DJ Kaká de Paula, DTF, Dudu Nobre e Camaleões do Vila, garantindo uma noite de muita música, diversidade rítmica e conexão com o público.

Na Barra do Ceará, no Marco Zero, o palco recebe a DJ Lolost, o banda Pimenta Malagueta e a Banda Eva, levando o clima do Carnaval para o litoral oeste da cidade e fortalecendo a descentralização da festa.

Além das atrações nos palcos, a partir desta quinta-feira (15/01), os blocos de rua passam a ocupar as ruas de Fortaleza, levando música, cores e alegria a diferentes territórios da cidade. A programação contempla os bairros Aldeota, Curió, Demócrito Rocha, Farias Brito, Granja Lisboa, Jacarecanga, José Bonifácio, Maraponga, Meireles, Moura Brasil, Parque Manibura, Praia de Iracema e Rodolfo Teófilo.

Descentralização e fortalecimento da cultura

O Pré-Carnaval de Fortaleza 2026 contará, ao longo de todo o Ciclo Carnavalesco, com 25 palcos espalhados pelas 12 Regionais da cidade, ampliando significativamente o alcance da programação. Além dos territórios que já receberam programação em ano anterior, como Benfica, Domingos Olímpio, Aterrinho e Aterro da Praia de Iracema, Passeio Público, Mercado dos Pinhões, Mocinha, Parque Rachel de Queiroz, Raimundo do Queijo, Praça do Ferreira, Mercado dos Pinhões, Centro Cultural Belchior, Mercado da Aerolândia e Barra do Ceará, novos locais recebem a agenda momina, como Sapiranga, Praça das Flores, Praça dos Leões, Bom Jardim, Lagoa do Opaia, Praça Henrique Jorge, Praça do Cuca Jangurussu, Parque Dois Irmãos, Lago Jacarey, Lagoa do Mondubim, Cidade da Criança e Teatro São José.

Uma das grandes novidades desta edição é a instalação de um palco com atrações nacionais na Avenida Domingos Olímpio, tradicional circuito dos desfiles carnavalescos, que receberá nomes como Jorge Aragão e Chico César.

“A descentralização não se limita apenas aos territórios, ela reafirma o compromisso com o fortalecimento da cultura popular e com o reconhecimento de quem constrói o Carnaval nas ruas”, afirma a secretária da Cultura de Fortaleza, Helena Barbosa.

Investimento, impacto econômico e participação social

O Carnaval 2026 registra um aumento de aproximadamente R$ 4 milhões em investimentos, totalizando cerca de R$ 23 milhões aplicados em todo o Ciclo Carnavalesco. O reforço impulsiona a cadeia produtiva da cultura, com a geração de mais de seis mil empregos diretos e indiretos, envolvendo artistas, técnicos, produtores e trabalhadores da economia criativa.

Ao longo de todo o Ciclo, a expectativa é impactar mais de 1,6 milhão de pessoas, consolidando o Carnaval de Fortaleza como um dos principais eventos culturais do país, marcado pela pluralidade de linguagens, territórios e expressões artísticas.

Tecnologia e informação

Outra inovação é o acesso à programação por meio do aplicativo Farol da Cultura, gratuito para Android e iOS. A ferramenta permitirá acompanhar a agenda em tempo real, localizar eventos por geolocalização, buscar atrações por nome e montar uma programação personalizada, além de contar com recursos de acessibilidade para pessoas com deficiência visual.

Serviço: Programação Ciclo Carnavalesco de Fortaleza 2026
Sexta (16/01): Praça do Ferreira - R. Floriano Peixoto - Centro
Sábado (17/01): Aterro da Praia de Iracema (Av. Historiador Raimundo Girão)
Aterrinho da Praia de Iracema (Av. Beira-Mar, s/n)
Barra do Ceará – Marco Zero (Rua Dr. José Roberto Sales, 700).
Acesso gratuito

Confira a programação da Abertura de Pré-Carnaval em Fortaleza

Quinta-feira (15/01)

Blocos de Rua

Regional 1

19h às 00h - Bloco Caneco Cheio
Areninha do Pirambu (Av. Pres. Castelo Branco, 1980 - Jacarecanga)

Regional 3

19h30 - Bloco Crias do Ritmo
Rua Rúbia Sampaio,1463 - Farias Brito

Sexta-feira (16/01)

Praça do Ferreira - Abertura do Ciclo Carnavalesco

18h - Theresa Rachel
19h30 - Mais Melanina
21h - Fundo de Quintal

Blocos de Rua

Regional 1

19h às 00h - Bloco Caneco Cheio
Areninha do Pirambu (Av. Pres. Castelo Branco, 1980 - Jacarecanga)

Regional 3

19h30 - Bloco Crias do Ritmo
Rua Rúbia Sampaio,1463 - Farias Brito

Regional 4

19h - Bloco Lord
Rua Major Facundo, 1712 - José Bonifácio

Regional 6

17h30 às 19h30 - Bloco do Pontinho de Cultura Espaço de Brincar (Infantil)
Rua George Sosa, 97 - Curió (Sede do Pontão de Cultura LGBTQIA+)

Regional 12

19h às 22h - Bloco Kahlo
Rua João Cordeiro, 580 - Praia de Iracema

Sábado (17/01)

Aterro da Praia de Iracema
Blocos
15h - Concentração das baterias
16h - Unidos da Cachorra
16h45 - Sambamor
17h30 - Baqueta dos Ritmistas
18h15 - Bonde Batuque
19h - Camaleões do Vila

Aterrinho da Praia de Iracema
Palco
17h - DJ Kaká de Paula
18h30 - DTF
20h30 - Dudu Nobre
22h30 - Camaleões do Vila

Barra do Ceará - Marco Zero
Palco
17h - DJ Lolost
18h - Pimenta Malagueta
20h - Banda Eva

Blocos de Rua

Regional 1

19h às 00h - Bloco Caneco Cheio
Areninha do Pirambu (Av. Pres. Castelo Branco, 1980 - Jacarecanga)

Regional 2

17h às 22h - Bloco Panteras Cor de Rosa
Rua João Cordeiro com Padre Climério, s/n - Meireles (Largo da Mocinha)

19h às 22h - Pré Carnaval da Paz
Instituto Comunidade dos Trilhos (Rua Marechal Rondon, 870 - Aldeota)

Regional 3

17h às 20h - Bloco Doido é Tu
Rua Frei Marcelino, 1511 - Rodolfo Teófilo

Regional 6

17h às 23h - Bloco Batuque da Praça
Praça do Iprede - Rua Prof. Carlos Lobo, 75 - Parque Manibura

Regional 11

18h às 00h - Bloco Jacaré Folia
Rua Sergipe, 975 – Demócrito Rocha

Regional 12

19h às 22h - Bloco Unidos do Morro (Infantil)
Rua da Saudade, 116 - Moura Brasil (Praça Alta)

Domingo (18/01)

Blocos de Rua

Regional 1

19h às 00h - Bloco Caneco Cheio
Areninha do Pirambu (Av. Pres. Castelo Branco, 1980 - Jacarecanga)

Regional 5

15h às 20h - Bloco do Zé Almir
Rua Geraldo Barbosa, 2968 – Granja Lisboa (Sede do Bloco)

Regional 10

09h às 12h - Sivozinha Folia (Infantil)
Praça da Lagoa da Maraponga

Regional 12

17h às 19h - Bloco Baixaria: Baixinhos do Mincharia (Infantil)
Largo do Mincharia - Praia de Iracema

16h às 19h - Bloco Tambores Carnavalescos
Centro Cultural Belchior (Rua dos Pacajús, 123 - Praia de Iracema)

15h30 às18h30 - Bloco Dragões do Ritmo
Rua João cordeiro, 572 - Largo da Mocinha

19h às 22h - Bloco Unidos do Morro (Infantil)
Praça Alta (Rua da Saudade, 116 - Moura Brasil)