O prefeito Roberto Claudio afirmou, na manhã desta quinta-feira (17/11), que deverá ampliar o apoio às inovações no tratamento prestado pela Unidade de Tratamento de Queimados do Instituto Dr. José Frota (IJF). Ele participou de uma explanação sobre o uso da pele da tilápia no curativo de queimados, atendimento que vem sendo desenvolvido pelo IJF desde julho passado e que é o resultado de uma pesquisa envolvendo a administração municipal, a Universidade Federal do Ceará (UFC) e a iniciativa privada.
Durante a visita, o Prefeito destacou que se trata de uma "inovação importantíssima, de produzir, a partir da pele da tilápia, uma alternativa de curativo que reduz os tempos de cicatrização, desinfecção e reduz a dor".
Para o gestor, é mais um serviço que se associa com a pesquisa e a ciência, mantido pela Unidade de Tratamento de Queimados do IJF, que é referência para todo o País. "Agora, com essa inovação já patenteada pelos pesquisadores, vamos permitir mais qualidade no atendimento aos pacientes. Estou impressionado com esse serviço, que resultará no aperfeiçoamento médico, implicando em menos dor, menos custo de internação e maior eficiência no tratamento", destacou o Prefeito.
A apresentação da inovação no tratamento de queimados foi feita pelo cirurgião plástico e presidente do Instituto de Apoio ao Queimado, Edmar Maciel. Ele explicou que a pele do peixe, encontrado em criadouros da piscicultura desenvolvida em açudes do Ceará, como o Castanhão e o Orós, demonstrou resultados consideráveis na redução de custos no tratamento e boa aderência à pele queimada, bloqueando a contaminação externa. Por conta disso, há um crescente reconhecimento internacional, com patentes já concedidas no Brasil e nos Estados Unidos, além de suscitar interesse da comunidade acadêmica internacional.
Durante a visita do Prefeito, também esteve presente o presidente do IJF, Walter Frota, que destacou o fato de a Unidade de Queimados daquele hospital ser uma referência em todo o País, recebendo pacientes não apenas do Interior como de outros Estados. Nesta manhã, havia se internado um paciente proveniente de Tocantins.
IJF II
Ainda na manhã desta quinta-feira, o prefeito Roberto Claudio visitou as obras de construção do IJF II, que já se encontram com 10% dos serviços já implementados pela Construtura Mercúrio. O Prefeito ressaltou que os trabalhos de construção estão dentro dos prazos previstos, devendo ser concluídos até o segundo semestre de 2018.
"Esta é uma obra que está com prazos adequados, preços adequados e terá uma importância fundamental para todos aqueles que procuram o IJF. Isso porque vamos aumentar em 50% a capacidade de internamento, com novas UTIs, além da modernização hospitalar. Em cinco pavimentos, o hospital contará com 206 novos leitos, incluindo os de retaguarda e suporte, recuperação e UTI (30 convencionais e 20 intermediários). Somados aos 461 já existentes, serão 667 leitos disponíveis para a população. O IJF 2 ganhará, também, novo centro cirúrgico, sala de hemodinâmica e ressonância magnética, centro multiuso e estacionamento no subsolo", ressaltou o Prefeito.