29 de April de 2015 em Mobilidade

Prefeito anuncia obras do túnel da Engenheiro Santana Jr. e requalificação do binário do Montese

Com as ações, mobilidade urbana terá grandes ganhos em duas importantes regiões da Cidade


O prefeito Roberto Cláudio apresentou as duas intervenções em coletiva no Paço Municipal (Foto: Marcos Moura)

O prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, divulgou em coletiva de imprensa, na manhã desta quarta-feira (29/04), no Paço Municipal, duas novas intervenções na área de mobilidade urbana para a cidade, sendo elas a construção do Túnel da Engenheiro Santana Júnior sob a Padre Antônio Tomás e a requalificação do Binário do Montese, possibilitando mais agilidade e fluidez ao transporte público.

A primeira obra terá investimento de R$ 25 milhões, destinados à implantação de um túnel de 210 metros de extensão e 23 de largura, com três faixas de sentido de tráfego, sendo uma exclusiva para ônibus, e contará também com a requalificação do canteiro central, drenagem, terraplanagem e nova pavimentação.

Já a requalificação do Binário do Montese, nas avenidas Gomes de Matos e Rua Alberto Magno, possibilitará, além de intervenções urbanísticas, implementação de ciclofaixas e faixa exclusiva para ônibus (esta última somente na Gomes de Mato), reordenamento dos estacionamentos locais com expansão de sua capacidade, implantação de iluminação branca e arborização, recuperação dos  pontos de ônibus e reordenamento das vias secundárias.

Clique aqui e veja as mudanças no Montese.

Clique aqui e veja o vídeo sobre o Túnel da Engenheiro Santana Júnior

Clique aqui e veja as alterações no trânsito na Engenheiro Santana Júnior

As obras trarão benesses reais à mobilidade urbana do Município, com melhoria no trânsito dessas regiões, como explicou o prefeito Roberto Cláudio. “Iniciamos hoje duas intervenções importantes de mobilidade urbana em Fortaleza. Uma, o túnel da Av. Santana Jr. sob a Av. Padre Antônio Tomás, última obra que irá completar o corredor exclusivo de ônibus que liga o terminal do Antônio Bezerra ao do Papicu. A outra, também sendo iniciada hoje, é o binário em um corredor comercial muito importante da cidade, localizado no bairro do Montese, o corredor Gomes de Matos/Alberto Magno. Um corredor com mais de 2km em cada trecho e um gravíssimo problema de tráfego, possibilitando sua completa requalificação. Elas possibilitarão mais fluidez e segurança no trânsito, priorizando o transporte público nessas áreas da cidade”, declarou.

O secretário da Infraestrutura do Município, Samuel Dias, explicou a importância das obras do túnel da Engenheiro Santana Júnior, frisando a primeira etapa do projeto. “A obra é fundamental para o sistema de transporte público de Fortaleza. Com a sua conclusão, poderemos colocar os 17,5 km do corredor para funcionar de forma definitiva. É uma obra de 16 meses, complexa, com muitas interferências, mas que pretendemos concluir dentro do prazo prometido. Para isso, precisamos fazer desvios de tráfego. Essa primeira etapa retirará as interferências. O desvio de tráfego vai permitir que trabalhemos nessa rede e na construção da primeira etapa efetiva do túnel, a parede oeste, que margeia a Engenheiro Santana Júnior”, disse.

Já o secretário da Conservação e Serviços Públicos, João Pupo, comentou sobre a requalificação do Binário do Montese, enfocando a relevância deste para complementar ações de mobilidade na região. “A ideia é fazer um complexo com três binários, na Parangaba, Montese e outro pela Regional III, na região da faculdade de medicina. O primeiro que estamos lançando é o Binário do Montese, que possui vias com diversos problemas no trânsito, estacionamento proibido, com asfalto com altura irregular e problemas sérios de drenagem. Hoje, se iniciam as obras com o procedimento de fresagem, após faremos um novo recapeamento e em seguida serão as melhorias urbanas do binário como recapeamento novo, sinalização, arborização, novo padrão de iluminação pública”, afirmou. 

As intervenções no Binário do Montese finalizam em junho deste ano. Já as obras no túnel da Engenheiro Santana Júnior têm prazo de término da primeira etapa em agosto deste ano e final para agosto de 2016. A partir de maio, concomitantemente as instalações desse túnel, serão iniciadas, as obras do túnel da Padre Antônio Tomás com a Via Expressa.

Obras do túnel da Engenheiro Santana Júnior e Mudanças no trânsito da região

Durante a fase de preparação para o início das obras de construção do túnel no cruzamento das avenidas Engenheiro Santana Júnior com Padre Antônio Tomás, a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) realizará, a partir desta quinta-feira (30/04), um estreitamento em ambos os sentidos da Av. Engenheiro Santana Júnior, no trecho compreendido entre as ruas Andrade Furtado e Carolina Sucupira. Não haverá desvio de tráfego inicialmente, já que ocorrerá apenas a remoção dos canteiros centrais da referida avenida.

Segundo a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinf), também está prevista a remoção do canteiro central da Av. Almirante Henrique Sabóia (Via Expressa), no trecho entre as ruas Carolina Sucupira e Bento Albuquerque, com estreitamento nos dois sentidos de circulação. Essas ações têm como objetivo minimizar os impactos no sistema de tráfego local. No período da intervenção, um efetivo diário de 18 agentes e operadores de trânsito atuará em campo efetuando o controle de tráfego e orientando condutores e pedestres.

Na primeira etapa da obra, prevista para iniciar ao longo do mês de maio, será iniciada a construção das paredes de contenção do túnel. Em virtude desta intervenção, além do estreitamento da Av. Engenheiro Santana Júnior, haverá um bloqueio da pista norte da Av. Padre Antônio Tomás, entre a Av. Eng. Santana Junior e a Av. Almirante Henrique Sabóia (Via Expressa).

Para ter acesso à Av. Pe. Antônio Tomás, os condutores que trafegarem no sentido leste-oeste (Cidade 2000/Centro) devem utilizar a Rua Andrade Furtado, Rua Júlio Azevedo, Rua Bento Albuquerque e Via Expressa, onde uma das faixas permitirá a conversão à direita livre chegando na Av. Padre Antônio Tomás. Devido à interdição, os usuários vindos da Av. Engenheiro Santana Júnior no sentido Papicu/Centro não poderão mais dobrar à direita na Av. Padre Antônio Tomás. A opção neste caso é entrar antes na Rua Bento Albuquerque, esquerda na Via Expressa e à direita na Av. Padre Antônio Tomás.

Já a alternativa para os motoristas oriundos da Cidade 2000 com destino à Via Expressa permanece inalterada, podendo ser utilizada a Rua Andrade Furtado, Av. Padre Antônio Tomás, Av. Engenheiro Santana Júnior e Rua Carolina Sucupira.

Linhas de ônibus

Na segunda etapa das obras, prevista para maio, a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) irá alterar o itinerário de três linhas de ônibus que passam pelo cruzamento das Avenidas Engenheiro Santana Junior e Padre Antônio Tomás.

As alterações acontecem apenas no sentido Terminal Papicu para o bairro Antônio Bezerra nas linhas: 028 – Antônio Bezerra/Papicu; 098 – Expresso/Antônio Bezerra e 032 – Av. Borges de Melo II. O novo itinerário será realizado a partir da Av. Engenheiro Santana Junior, quando os veículos acessam a Rua Bento Albuquerque, depois pegam a Via Expressa e retornam à Av. Padre Antônio Tomás.

Todas as linhas que seguem no sentido terminal Papicu / Cidade dos Funcionários não sofrem alterações. Os desvios serão realizados até que os trabalhos sejam concluídos e as vias completamente liberadas para o tráfego.

Prefeito anuncia obras do túnel da Engenheiro Santana Jr. e requalificação do binário do Montese

Com as ações, mobilidade urbana terá grandes ganhos em duas importantes regiões da Cidade

O prefeito Roberto Cláudio apresentou as duas intervenções em coletiva no Paço Municipal (Foto: Marcos Moura)

O prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, divulgou em coletiva de imprensa, na manhã desta quarta-feira (29/04), no Paço Municipal, duas novas intervenções na área de mobilidade urbana para a cidade, sendo elas a construção do Túnel da Engenheiro Santana Júnior sob a Padre Antônio Tomás e a requalificação do Binário do Montese, possibilitando mais agilidade e fluidez ao transporte público.

A primeira obra terá investimento de R$ 25 milhões, destinados à implantação de um túnel de 210 metros de extensão e 23 de largura, com três faixas de sentido de tráfego, sendo uma exclusiva para ônibus, e contará também com a requalificação do canteiro central, drenagem, terraplanagem e nova pavimentação.

Já a requalificação do Binário do Montese, nas avenidas Gomes de Matos e Rua Alberto Magno, possibilitará, além de intervenções urbanísticas, implementação de ciclofaixas e faixa exclusiva para ônibus (esta última somente na Gomes de Mato), reordenamento dos estacionamentos locais com expansão de sua capacidade, implantação de iluminação branca e arborização, recuperação dos  pontos de ônibus e reordenamento das vias secundárias.

Clique aqui e veja as mudanças no Montese.

Clique aqui e veja o vídeo sobre o Túnel da Engenheiro Santana Júnior

Clique aqui e veja as alterações no trânsito na Engenheiro Santana Júnior

As obras trarão benesses reais à mobilidade urbana do Município, com melhoria no trânsito dessas regiões, como explicou o prefeito Roberto Cláudio. “Iniciamos hoje duas intervenções importantes de mobilidade urbana em Fortaleza. Uma, o túnel da Av. Santana Jr. sob a Av. Padre Antônio Tomás, última obra que irá completar o corredor exclusivo de ônibus que liga o terminal do Antônio Bezerra ao do Papicu. A outra, também sendo iniciada hoje, é o binário em um corredor comercial muito importante da cidade, localizado no bairro do Montese, o corredor Gomes de Matos/Alberto Magno. Um corredor com mais de 2km em cada trecho e um gravíssimo problema de tráfego, possibilitando sua completa requalificação. Elas possibilitarão mais fluidez e segurança no trânsito, priorizando o transporte público nessas áreas da cidade”, declarou.

O secretário da Infraestrutura do Município, Samuel Dias, explicou a importância das obras do túnel da Engenheiro Santana Júnior, frisando a primeira etapa do projeto. “A obra é fundamental para o sistema de transporte público de Fortaleza. Com a sua conclusão, poderemos colocar os 17,5 km do corredor para funcionar de forma definitiva. É uma obra de 16 meses, complexa, com muitas interferências, mas que pretendemos concluir dentro do prazo prometido. Para isso, precisamos fazer desvios de tráfego. Essa primeira etapa retirará as interferências. O desvio de tráfego vai permitir que trabalhemos nessa rede e na construção da primeira etapa efetiva do túnel, a parede oeste, que margeia a Engenheiro Santana Júnior”, disse.

Já o secretário da Conservação e Serviços Públicos, João Pupo, comentou sobre a requalificação do Binário do Montese, enfocando a relevância deste para complementar ações de mobilidade na região. “A ideia é fazer um complexo com três binários, na Parangaba, Montese e outro pela Regional III, na região da faculdade de medicina. O primeiro que estamos lançando é o Binário do Montese, que possui vias com diversos problemas no trânsito, estacionamento proibido, com asfalto com altura irregular e problemas sérios de drenagem. Hoje, se iniciam as obras com o procedimento de fresagem, após faremos um novo recapeamento e em seguida serão as melhorias urbanas do binário como recapeamento novo, sinalização, arborização, novo padrão de iluminação pública”, afirmou. 

As intervenções no Binário do Montese finalizam em junho deste ano. Já as obras no túnel da Engenheiro Santana Júnior têm prazo de término da primeira etapa em agosto deste ano e final para agosto de 2016. A partir de maio, concomitantemente as instalações desse túnel, serão iniciadas, as obras do túnel da Padre Antônio Tomás com a Via Expressa.

Obras do túnel da Engenheiro Santana Júnior e Mudanças no trânsito da região

Durante a fase de preparação para o início das obras de construção do túnel no cruzamento das avenidas Engenheiro Santana Júnior com Padre Antônio Tomás, a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) realizará, a partir desta quinta-feira (30/04), um estreitamento em ambos os sentidos da Av. Engenheiro Santana Júnior, no trecho compreendido entre as ruas Andrade Furtado e Carolina Sucupira. Não haverá desvio de tráfego inicialmente, já que ocorrerá apenas a remoção dos canteiros centrais da referida avenida.

Segundo a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinf), também está prevista a remoção do canteiro central da Av. Almirante Henrique Sabóia (Via Expressa), no trecho entre as ruas Carolina Sucupira e Bento Albuquerque, com estreitamento nos dois sentidos de circulação. Essas ações têm como objetivo minimizar os impactos no sistema de tráfego local. No período da intervenção, um efetivo diário de 18 agentes e operadores de trânsito atuará em campo efetuando o controle de tráfego e orientando condutores e pedestres.

Na primeira etapa da obra, prevista para iniciar ao longo do mês de maio, será iniciada a construção das paredes de contenção do túnel. Em virtude desta intervenção, além do estreitamento da Av. Engenheiro Santana Júnior, haverá um bloqueio da pista norte da Av. Padre Antônio Tomás, entre a Av. Eng. Santana Junior e a Av. Almirante Henrique Sabóia (Via Expressa).

Para ter acesso à Av. Pe. Antônio Tomás, os condutores que trafegarem no sentido leste-oeste (Cidade 2000/Centro) devem utilizar a Rua Andrade Furtado, Rua Júlio Azevedo, Rua Bento Albuquerque e Via Expressa, onde uma das faixas permitirá a conversão à direita livre chegando na Av. Padre Antônio Tomás. Devido à interdição, os usuários vindos da Av. Engenheiro Santana Júnior no sentido Papicu/Centro não poderão mais dobrar à direita na Av. Padre Antônio Tomás. A opção neste caso é entrar antes na Rua Bento Albuquerque, esquerda na Via Expressa e à direita na Av. Padre Antônio Tomás.

Já a alternativa para os motoristas oriundos da Cidade 2000 com destino à Via Expressa permanece inalterada, podendo ser utilizada a Rua Andrade Furtado, Av. Padre Antônio Tomás, Av. Engenheiro Santana Júnior e Rua Carolina Sucupira.

Linhas de ônibus

Na segunda etapa das obras, prevista para maio, a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) irá alterar o itinerário de três linhas de ônibus que passam pelo cruzamento das Avenidas Engenheiro Santana Junior e Padre Antônio Tomás.

As alterações acontecem apenas no sentido Terminal Papicu para o bairro Antônio Bezerra nas linhas: 028 – Antônio Bezerra/Papicu; 098 – Expresso/Antônio Bezerra e 032 – Av. Borges de Melo II. O novo itinerário será realizado a partir da Av. Engenheiro Santana Junior, quando os veículos acessam a Rua Bento Albuquerque, depois pegam a Via Expressa e retornam à Av. Padre Antônio Tomás.

Todas as linhas que seguem no sentido terminal Papicu / Cidade dos Funcionários não sofrem alterações. Os desvios serão realizados até que os trabalhos sejam concluídos e as vias completamente liberadas para o tráfego.