O prefeito em exercício Élcio Batista entregou, nesta quarta-feira (15/03), as obras da Praça Leirice Porto, no bairro Paupina. Com as intervenções realizadas pela Secretaria Municipal da Gestão Regional (Seger), um antigo terreno em areia foi transformado em um novo equipamento de lazer com parquinho infantil, academia ao ar livre, mobiliários urbanos e itens de acessibilidade.
"As praças são lugares onde as pessoas fortalecem vínculos e onde construímos cidadania, então essa praça aqui é muito mais do que o somatório de todos os bancos que ela tem, da Academia ao Ar Livre, do lugar paras as crianças brincarem, do playground. É muito mais do que o piso intertravado. É um conjunto de ações que reflete a preocupação da Prefeitura de não deixar nenhum lugar para trás, o que significa se preocupar sobretudo com as áreas mais vulneráveis, que precisam mais investimentos. É assim que estamos transformando Fortaleza", afirmou o prefeito em exercício Élcio Batista.
Atendendo ao pedido dos moradores da região, a gestão municipal construiu uma nova área de lazer visando ao bem-estar e à socialização da população. O antigo terreno em areia foi substituído por piso intertravado nas cores vermelho e cinza, além da instalação de rampas e piso podotátil para assegurar a acessibilidade de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.
Morando pertinho da nova praça, Lenice Ferreira conta que o espaço já transformou a rotina da comunidade. "De tardezinha, a gente fica nos banquinhos conversando, traz as crianças para brincar, no final de semana também", celebrou, ressaltando que o equipamento era uma necessidade antiga dos moradores. "Aqui não tinha nada, era só terra e escuridão mesmo. Quando chovia era aquela lamaceira, agora ficou ótimo. Há muitos anos que estava precisando de um divertimento para as crianças, um lugar para brincarem, para os adultos fazerem exercício", disse. O sentimento é compartilhado pela dona Maria da Conceição, também moradora do entorno. "Essa diversão aqui não tinha, a gente pensava que ninguém sabia que nós morávamos aqui, e hoje nós temos essa praça linda e maravilhosa", relatou.
A nova praça ganhou equipamentos para públicos de diferentes idades, como aparelhos do projeto Academia ao Ar Livre e brinquedos do parquinho infantil. Além disso, foram construídos dois conjuntos de mesas de jogos e bancos, ambos com espaço reservado para cadeirantes.
O espaço público foi contemplado com nova iluminação, proporcionando mais qualidade de vida para a população e incentivando a ocupação da praça também durante a noite. No local, a Secretaria Municipal da Conservação e Serviços Públicos (SCSP) realizou a instalação de postes novos, refletores e substituiu luminárias e equipamentos de suporte.
Ao longo da praça foram instalados nove bancos, cada um com capacidade para até quatro pessoas, e lixeiras para contribuir com a preservação e limpeza do espaço público. As melhorias também se estenderam ao entorno, que recebeu serviços de limpeza e poda de árvores.
A Prefeitura de Fortaleza já entregou outras quatro praças e uma areninha reformadas nas últimas semanas. Foram entregues a Areninha Pirambu e as praças do Conde, no bairro Bonsucesso, Salviano Felipe do Carmo, no Residencial Miguel Arraes, no Siqueira, da Esperança, no José Walter, e das Mangueiras, no Jangurussu.
Os equipamentos receberam intervenções solicitadas pelos moradores, como academia ao livre, parquinho infantil e mesas de jogos, além de melhorias urbanísticas, como a instalação de bancos, lixeiras, nova iluminação, entre outras mudanças.
A inauguração contou com a presença do vereador Vander Alencar e dos secretários Ferruccio Feitosa e Renan Colares.
Pacote de reforma de praças públicas
O investimento total do pacote de reformas gira em torno de R$ 50 milhões, que serão utilizados até 2024 na revitalização de praças e areninhas. Os recursos são advindos do Fundo Municipal de Desenvolvimento Urbano (Fundurb), administrado pela Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma).
Segundo o titular da Seger Ferruccio Feitosa, as obras do pacote devem contribuir para a ocupação do espaço público. "No momento em que o prefeito Sarto nos dá a missão de requalificar duzentos espaços públicos, entre praças, areninhas e outros equipamentos, com o aporte de cinquenta milhões de reais, isso deixa muito evidente a preocupação em dar ao povo fortalezense uma melhor qualidade de vida, mais dignidade. Isso que é promover, na sua integralidade, o bem-estar da população", avaliou Ferruccio.
Além da Praça Lerice Porto, outros espaços públicos foram reformados e serão entregues em breve. São eles: Praça do Residencial Cidade Jardim 1, no José Walter; Praça Dom Hélder Câmara (Antiga 31 de Março), na Praia do Futuro; e duas praças entre as alamedas das Angélicas, das Açucenas e das Begônias, na Cidade 2000.
Outros dois pontos serão transformados em praças públicas para utilização dos moradores: o Calçadão da Lagoa Redonda, na Rua Professor José Arthur de Carvalho, e um largo no bairro Guararapes, entre as ruas Olavo Lima Silva e Paulo Roberto Pinheiro. A seleção das praças partiu de solicitações da população que chegaram pelas 12 Regionais de Fortaleza.
Um segundo lote está em fase de planejamento, com a elaboração de projetos e orçamentos para execução das melhorias em outras praças e areninhas de Fortaleza.