![grupo de pessoas reunidas em volta de uma mesa](/images/images2/00000000000000000000000025fev/04 02 2025 GMF.jpg)
O prefeito Evandro Leitão anunciou, na tarde desta terça-feira (4/2), a convocação de 254 guardas municipais neste mês de fevereiro, e de mais 254 em janeiro de 2026. O cronograma de nomeações, que antes seria ocorreria em três atapas, foi modificado a partir de uma decisão conjunta, para a qual contribuíram o secretário da Segurança Cidadã, coronel Márcio Oliveira, a diretora-geral da Guarda Municipal de Fortaleza (GMF) inspetora Cristiane Fernandes, e o líder do governo na Câmara Municipal, vereador Bruno Mesquita.
"Tomamos juntos a decisão, a partir de uma demanda da Câmara Municipal, do vereador Bruno Mesquita, de diminuirmos o prazo de convocação dos guardas municipais aprovados em concurso. Havíamos inicialmente dividido o processo em três turmas, e decidimos realizar essas nomeações em apenas duas turmas. Neste mês de fevereiro chamaremos 254 guardas municipais, e a segunda turma será convocada no início do próximo ano, perfazendo um total geral de 508 novos servidores da Prefeitura", afirmou o prefeito Evandro Leitão.
Inicialmente, o cronograma de convocação dos guardas municipais estava distribuído em três etapas. Em 1° de fevereiro de 2025 seriam chamados 160 guardas para assumir; em 1° de janeiro de 2026, seriam mais 160; e em agosto do mesmo ano, os demais 188 aprovados. Os novos prazos vão reduzir o tempo de espera dos concursados e contribuir para o bem-estar dos fortalezenses por meio do aumento do quadro de guardas municipais.
Com os 254 empossados neste mês de fevereiro, a implementação dos pelotões dos bairros, um dos principais projetos de campanha do prefeito Evandro Leitão, poderá ser iniciada nas 12 regionais de Fortaleza. A presença da Guarda nas ruas, reforçando a segurança pública, dará mais tranquilidade a população, melhorando a qualidade de vida na cidade.
"Já na perspectiva desses guardas municipais que nós estamos chamando, a minha Guarda Municipal, sob a coordenação da inspetora-geral, juntamente com meu secretário de Segurança Cidadão, estão montando um plano para, nos próximos 60 dias, no mais tardar 90 dias, em parceria com o Governo do Estado, estar fazendo ocupações de todos os territórios aqui em Fortaleza, das 12 regionais. Nós iremos criar 12 pelotões em Fortaleza", ressaltou o prefeito em entrevista à imprensa na manhã desta terça-feira (4/2).