O prefeito Evandro Leitão acompanhou o governador Elmano de Freitas na inauguração do Zona Viva Granja Lisboa, localizado no Residencial Leonel Brizola, nesta sexta-feira (24/1). Com capacidade para atender até 100 pessoas por dia, a estrutura do equipamento inclui Ilha Digital e Sala Multiuso, além de quadra de basquete, brinquedopraça e academia ao ar livre. Reafirmando a determinação de priorizar as periferias da cidade, o prefeito celebrou a nova unidade do programa e os benefícios que ela trará para o bairro Granja Lisboa.
"É com esse sentimento, de querer dar mais oportunidades para a população fortalezense, através de cursos de capacitação, através do esporte e do lazer, criando espaços de socialização para a comunidade, que nós estamos aqui hoje. Nós temos muito a agradecer, primeiro a comunidade, e segundo ao Governo do Ceará, por essa grande parceria, com a entrega de mais esse importante equipamento", ressaltou o prefeito Evandro Leitão.
Proporcionar um espaço de encontro para diversas faixas etárias, com uma programação de cursos e outras atividades que atendam às necessidades especificas da comunidade, são algumas das premissas do Zona Viva, segundo pontuou o governador Elmano de Freitas.
"Eu estou muito feliz de estar aqui na Granja Lisboa, no conjunto Leonel Brizola, entregando mais um Zona Viva. É um equipamento com estrutura para as crianças brincarem, onde os jovens podem se encontrar, e onde teremos cursos de capacitação para o mercado de trabalho. Aqui ao lado tem uma areninha, temos uma estrutura com Ilha Digital e Sala Multiuso. É um equipamento muito funcional", afirmou o governador Elmano de Freitas.
O Zona Viva Granja Lisboa inicia suas atividades com cursos de Atendente de Farmácia, Informática Básica, Depilação, Informática Básica, Excel, Eletricista de Baixa Tensão e Educação de Jovens e Adultos (Ceja).
Zona Viva
O Zona Viva de Cultura, Tecnologia e Qualificação inaugura é um projeto do Governo do Estado do Ceará, coordenado pela Secretaria da Proteção Social (SPS) e implementado em áreas de vulnerabilidade social. Leva atividades diversas como qualificação profissional, ações de cultura, esporte e lazer às comunidades.
O primeiro contemplado com o equipamento foi o Residencial José Euclides, no bairro Jangurussu, em agosto de 2023. O segundo e o terceiro, em julho e outubro de 2024, estão localizados no Residencial Cidade Jardim. O quarto foi implantado também em outubro, no bairro Vila Velha.
Desde o início das atividades, mais de 20 mil atendimentos já foram realizados nas unidades. O investimento na instalação dos módulos habitacionais, brinquedopraça e academia ao ar livre é de R$ 377,4 mil.