O prefeito Evandro Leitão visitou, na manhã deste sábado (11/01), as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) Cristo Redentor e Vila Velha, e os hospitais da Mulher e da Criança. Durante a agenda, o prefeito averiguou a situação de cada um dos equipamentos e reafirmou o compromisso de transformar a saúde de Fortaleza.
Participaram das visitas a primeira-dama Cristiane Leitão, a vice-prefeita Gabriella Aguiar, a secretária da Saúde Socorro Martins, além de secretários executivos da Saúde e diretores das respectivas unidades hospitalares.
"Hoje observamos situações extremamente diferenciadas. Alguns equipamentos estão precisando de um trabalho mais forte por parte da Secretaria da Saúde e da Prefeitura, outros estão em uma situação razoavelmente satisfatória, mas vamos transformar a saúde de Fortaleza", afirmou o prefeito Evandro Leitão.
Diante da situação contrastante das unidades, exemplificada pela condição precária do Hospital da Mulher e pela boa conservação do Hospital da Criança, o Prefeito se comprometeu a mover esforços para que os equipamentos funcionem em sua plenitude o mais breve possível.
A secretária da Saúde Socorro Martins destacou a importância da proatividade da gestão e da priorização da saúde do município, atitudes demonstradas inclusive pela realização das visitas. "Foi muito importante estarmos aqui com o nosso prefeito, avaliando esses equipamentos, para que a gente possa corrigir muitas falhas que encontramos, e para que possamos nos organizar para ter como resultado um bom serviço para a nossa população", ressaltou a secretária.
UPAs
Indicadas para atendimento de urgência e emergência, as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), funcionam 24 horas e prestam atendimento adulto e pediátrico. A Secretaria Municipal da Saúde é responsável pela gestão de seis equipamentos, das 12 UPAs de Fortaleza, as UPAs Vila Velha, Cristo Redentor, Bom Jardim, Itaperi, Jangurussu e Edson Queiroz - Dendê.
Hospital da Mulher
O Hospital e Maternidade Dra. Zilda Arns integra a rede hospitalar do município como unidade de retaguarda dando suporte exclusivo para a assistência à mulher. A unidade oferece consultas em 15 especialidades médicas, além dos atendimentos nas áreas de nutrição, psicologia e serviço social.
Hospital da Criança
É um hospital porta aberta para atendimento clínico infantil. Funciona 24 horas para urgências e emergências pediátricas. Tem enfermaria, leitos de observação e Unidade de Tratamento de Urgência (UTU).