O prefeito de Fortaleza, José Sarto, anunciou, nesta sexta-feira (29/04), um pacote de reformas de Areninhas. O anúncio foi feito durante visita técnica às obras de requalificação do Campo do América (Meireles), primeira Areninha instalada em Fortaleza. Ao todo, serão beneficiadas 15 Aeninhas, com investimento de aproximadamente R$ 2 milhões, incluindo manutenção e troca dos gramados, construção de alambrados e vestiários, e instalação de redes. A previsão é entregar as intervenções ainda este ano.
O Campo do América é a primeira Areninha a ser contemplada pelo pacote de reformas. Atualmente, com execução da Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seinf), o espaço recebe serviços voltados à substituição de toda a grama sintética. As obras tiveram início em abril e devem ser concluídas em maio.
No anúncio do pacote de reformas, Sarto ressaltou a manutenção das Areninhas e destacou a função social dos equipamentos.
“Esse pacote de requalificação das Areninhas tem por objetivo realizar a manutenção dos gramados, vestiários, alambrados, além de promover cuidados preventivos. Com o uso, vem o desgaste natural dos equipamentos, e as Areninhas ficam abertas ao público diariamente até as 23h. Essa manutenção é importante, pois as Areninhas têm um papel de destaque na Capital, promovendo a prática de esportes, a inclusão social e a economia local”, frisou Sarto.
Samuel Dias, titular da Seinf, comentou que o Campo do América receberá um novo gramado padronizado e de maior qualidade com a reforma, atendendo uma demanda da população.
“No caso do Campo do América, por ser a primeira Areninha, está sendo realizada a troca do gramado artificial. Por ser a mais antiga, nós não usamos uma grama com tecnologia tão adequada para a prática de esportes, como foi nos outros equipamentos. Então essa reforma irá padronizar os aparelhos e trazer maior qualidade para atender a população. Além de ser a primeira, essa também é uma das Areninhas mais utilizadas, então é simbólico o pacote de reformas começar aqui”, comentou o secretário.
A Areninha do Campo do América foi inaugurado pela Prefeitura de Fortaleza em junho de 2014, iniciando o projeto na capital. O espaço já era utilizado pela população local há mais de duas décadas e, sob a gestão da Prefeitura, recebeu gramado, bancos de reserva, arquibancadas, redes de proteção, alambrado, vestiários, iluminação, paisagismo, rampa de acesso para cadeirantes e urbanização em todo o seu entorno. O local é a principal área de lazer da comunidade, onde residem, em média, 5.000 famílias.
Os próximos equipamentos a serem reformados, ainda nesse primeiro lote, são as Areninhas da Granja Portugal, do Aracapé e do Sítio São João.
As Areninhas
As Areninhas são equipamentos multifuncionais em formato de campo de jogo society com grama sintética, alambrados, rede, vestiários com banheiros, acessos pavimentados e torres de iluminação.
De acordo com Ozires Pontes, secretário municipal de Esporte e Lazer (Secel), elas cumprem um papel fundamental na vida do fortalezense, atendendo diversos bairros da capital.
“As Areninhas são uma das políticas públicas que mais dão resultado na capital, tanto que foram expandidas para todo o estado do Ceará e inspiraram aparelhos semelhantes ao redor do Brasil. Essas reformas vão requalificar as mais antigas e, ainda este ano, serão entregues novas Areninhas, principalmente nos bairros periféricos e que mais necessitam”, comentou Ozires.
Ao todo, a Prefeitura de Fortaleza já entregou 97 Areninhas na Capital, dessas, 24 já na atual gestão do prefeito José Sarto. A meta deste ano é inaugurar mais duas praças esportivas no Aracapé e Pirambu, áreas com grande população de jovens e alta vulnerabilidade social, favorecendo a prática esportiva e o convívio das comunidades beneficiadas.