O prefeito José Sarto assinou, na tarde desta quinta-feira (30/12), o termo da promoção de 235 Guardas Municipais de Fortaleza (GMF). Desses, subiram 205 ao cargo de subinspetor e 30 ao cargo de inspetor. Com a ascensão da categoria, o impacto financeiro anual é de R$ 616.516,63.
Os contemplados foram aprovados na última promoção por capacitação do Curso de Formação Profissional, concluído em novembro de 2020. Além disso, a promoção só foi possível por conta da aprovação do Projeto de Lei Complementar Nº 043/21, de autoria da Prefeitura de Fortaleza, que garantiu a segurança jurídica para a promoção de servidores da GMF, em agosto deste ano pela Câmara Municipal.
Conforme Sarto, a portaria assegura uma demanda antiga da categoria. “Quero agradecer aos vereadores e vereadoras de Fortaleza que atenderam a essa reivindicação da Guarda Municipal. A portaria já terá impacto na folha de pagamentos a partir desta sexta-feira (01/10), uma ascensão legítima e justa. O nosso compromisso é valorizar a categoria”, afirmou.
Com a aprovação, ficam regulamentados os critérios de antiguidade para as promoções para os cargos de subinspetor e inspetor, dando prioridade, respectivamente, aos servidores que possuem mais tempo no cargo, mais tempo de serviço prestado à GMF e precedência na escala de números funcionais da instituição.
Para o secretário de Segurança Cidadã, coronel Eduardo Holanda, a promoção dos guardas demonstra o cuidado que a Prefeitura tem com a área da segurança. “Logo nos primeiros dias da gestão, o prefeito Sarto nos passou essa missão de resolver e deixar claro para toda a categoria os critérios de promoção. Ouvimos todas as partes e buscamos ser o mais justo possível. No caso de empate, consideramos o tempo de serviço na Guarda
Hoje, a Guarda Municipal já possui uma quantidade determinada em lei de inspetores e subinspetores e as promoções vão acontecendo na medida em que são abertas vagas para essas duas categorias. “A ascendência na carreira é importante, mas a gente tem que sempre respeitar esse limite”, completou Holanda.
A promoção estabelece não só a valorização do servidor, mas também o aumento de responsabilidades de acordo com as atribuições e competências dos cargos, conforme o diretor geral da GMF, inspetor Marcílio Távora.
“Os guardas que se tornarão subinspetores vão acompanhar o efetivo na rua e tomando a frente em algumas operações, e os novos inspetores irão coordenar também essas missões, além de atuar diretamente no gerenciamento de todo o efetivo. A promoção consolida a questão hierárquica e das atividades da Guarda Municipal”, explicou Távora.