O prefeito José Sarto empossou, nesta quarta-feira (24/01), 40 novos servidores da Secretaria Municipal das Finanças (Sefin). No total 18 auditores fiscais e 22 analistas assumiram cargos. A ação marca o compromisso da gestão municipal com a saúde fiscal do Município e com seus servidores, já que o concurso é o primeiro realizado para a secretaria em 20 anos.
“Com a posse dos novos analistas e auditores, iremos ter sangue novo no time de servidores públicos. São pessoas que vêm de diversos estados da Federação e que, com certeza, irão auxiliar Fortaleza a manter o elevado nível econômico. Por exemplo, hoje, Fortaleza compete, em termos de aberturas de empresas e de novos postos de trabalho, com São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte”, destacou Sarto.
O prefeito completou afirmando que o crescimento econômico da Capital auxilia no combate às desigualdades e na aplicação de programas e projetos sociais, sendo da Sefin uma parte essencial para a dinâmica da gestão. “Nosso crescimento econômico representa maior arrecadação e redução de desigualdades sociais. Cada centavo arrecadado, a gente investe em escolas, Areninhas, postos de saúde, drenagem e pavimentação. A Sefin é o sistema nervoso central e coluna vertebral da Prefeitura, todas nossas ações dependem da saúde fiscal”.
A partir da posse, os servidores iniciam os trabalhos na secretaria na próxima segunda-feira (29/01). No certame público, realizado em julho de 2023, foram 50 aprovados, três não apresentaram documentação e sete pediram adiamento de posse. Os servidores serão acolhidos na Secretaria com um programa de ambientação e integração, que envolve palestras e cursos sobre o funcionamento da pasta".
De acordo com Flávia Teixeira, titular da Sefin, a efetivação de novos servidores veio num momento fundamental. “Este concurso representa a realização de um sonho. A Sefin estava com uma carência de profissionais e ter novos servidores efetivos, chegando nesse momento de transformação digital, é excelente. Já eram 20 anos sem concurso para auditor e, além disso, esse foi o nosso primeiro concurso para analistas. Isso vai fazer uma grande diferença para Fortaleza, porque tudo que fazemos é para contribuir com todas às áreas da Prefeitura”.
“Teremos três momentos. A partir de segunda-feira, será realizado um acolhimento, para que os novos servidores entendam o funcionamento da Prefeitura de Fortaleza de forma mais ampla. Depois será um ciclo de palestras, para atualizar sobre as atividades da Sefin. Na sequência, até o dia 2 de maio, será realizado um curso de formação e o início das atividades profissionais com o acompanhamento de uma mentoria”, informou Flávia Teixeira, sobre o início das atividades dos novos servidores.
As áreas de atuação dos novos profissionais são Administração, Ciências Econômicas/Finanças, Geografia, Psicologia, Engenharia Civil, Direito, Contabilidade, Ciências da Computação e Informática/Processamento de Dados.
Gabriel Castro, auditor empossado, já atuava em Manaus e retornou para a cidade-natal para assumir o novo cargo. Ele comentou que o sentimento com a efetivação é de gratidão. “É o sinal de que os esforços geraram resultados. Para mim, como fortalezense, é muito gratificante retornar e contribuir na aplicação dos recursos para saúde, educação e mobilidade urbana da nossa cidade. Saber que vou andar pelas ruas de Fortaleza e vou ver, materializado, o fruto do meu trabalho para o nosso povo, é muito gratificante”.
Leonardo Sobreira, novo analista fiscal, compartilhou o sentimento de gratidão. “É uma nova fase, com novos aprendizados e novas vivências. Eu já atuava como servidor do INSS, então estava conciliando trabalho e estudo, então estou muito feliz, assim como minha família inteira”.
Estiveram presentes na cerimônia de posse dos novos servidores os vereadores Luciano Girão e Adail Júnior.