O prefeito José Sarto realizou, nesta quarta-feira (27/12), a entrega de 100 máquinas de costura do tipo reta doméstica como parte do Projeto Costurando o Futuro. Os profissionais de costura beneficiados foram selecionados através de edital de chamada pública, receberam capacitações gerenciais gratuitas e já estão formalizados como Microempreendedores Individuais, que é uma das exigências para o edital de seleção. A entrega foi realizada no Centro de Referência do Empreendedor do Bom Jardim.
"Hoje. entregamos 100 máquinas de costura correspondentes ao primeiro de três lotes que somam 350, e em breve vamos comprar e entregar para a população mais mil máquinas. Estamos dando o equipamento, capacitando e ainda ajudamos a vender, realizando feiras de empreendedores no Mondubim, no parque Raquel de Queiroz, na Beira-Mar de Todos, na Barra do Ceará e em outros pontos da cidade. Essa é uma das razões que fazem de Fortaleza a economia mais forte do Nordeste, o maior PIB da região", afirmou o prefeito José Sarto.
Cláudia Barbosa foi uma das costureiras que recebeu uma máquina. Com o novo equipamento, ela espera triplicar a renda. "Vai me ajudar bastante, porque eu trabalho com fantasias infantis, e ela vai me dar uma força bem maior, eu espero que minha renda triplique. Estou muito emocionada, muito feliz", contou ela, que é costureira há dez anos e sustenta uma família de quatro pessoas.
A Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico (SDE) continua o edital de chamada pública para doação de 350 novas máquinas, ao longo de mais duas convocações. Os profissionais de costura selecionados também receberão capacitações gratuitas. Nesta segunda etapa, que segue com inscrições presenciais até o dia 15 de janeiro, estão sendo ofertadas mais 100 máquinas do tipo reta. Já na terceira convocação, serão ofertadas 150 máquinas, totalizando 350 equipamentos padronizados para o fomento do seu pequeno negócio da área de costura.
O titular da SDE Rodrigo Nogueira destacou a importância das capacitações realizadas pela Prefeitura para potencializar os resultados da entrega. "Entendemos que a capacitação é extremamente necessária e aumenta as chances de sucesso das empreendedoras beneficiadas com as máquinas de costura, e também fazemos um acompanhamento posterior à entrega, durante um ano. Quando damos 1.350 equipamentos, impactados diretamente 1.350 famílias, além de indiretamente contribuir para a geração de empregos e renda em Fortaleza", ressaltou o secretário.
O evento de entrega contou com a participação dos secretários Rodrigo Nogueira, Erick Vasconcelos, Arcelino Lima e Raimundo Matos, e dos vereadores Professor Enilson, Didi Maravilha, Didi Mangueira, Pedro Matos Kátia Rodrigues, Audizio Oliveira, Dayane Costa, Aguiar Toba, Davi Uchoa, Robio Jumento e Josivan Clube.
Como participar
Quem tiver interesse em participar do processo e ganhar uma máquina deve se dirigir à Unidade de Atendimento do Desenvolvimento Econômico (Av. Santos Dumont, 2500 - entrada pela rua Tibúrcio Cavalcante - Aldeota) para buscar a ficha de inscrição. No local, os pretendentes podem tirar dúvidas com relação ao processo e a documentação exigida.
Além de preencher o formulário de inscrição, é necessário ser maior de 18 anos, ser hipossuficiente em renda, apresentar cópia de documento oficial com foto, CPF, inscrição no Cadastro Único e comprovante de residência. Todo o processo de seleção é gratuito e destinado para moradores de Fortaleza. Os envelopes com as inscrições devem ser entregues na Central de Licitações da Prefeitura de Fortaleza (CLFor)
1ª convocação: até 14 de novembro de 2023 - ENCERRADAS
2ª convocação: até 15 de janeiro de 2024, às 9h - INSCRIÇÕES ABERTAS
3ª convocação: até 18 de março de 2024, às 9h
Serviço
Inscrições para edital de doação de máquinas de costura
Local: Unidade de Atendimento do Desenvolvimento Econômico (Av. Santos Dumont, 2500 - entrada pela Rua Tibúrcio Cavalcante - Aldeota)
Informações: 0800 222 3656 ou pelo WhatsApp: (85) 9 8739-3052