Quem mora na comunidade Maria Tomásia, no bairro Jangurussu, comemora as transformações que a Prefeitura de Fortaleza realizou na região. Na manhã deste sábado (12/08), durante o evento Vem Brincar, Fortaleza, o prefeito José Sarto entregou o novo Complexo Esportivo e de Lazer Raimundo Nonato de Jesus Cavalcante (Careca). O local, composto pela nova Praça Maria Tomásia, Areninha e Escola Areninha, recebeu obras de requalificação com a instalação de piso intertravado e diversos equipamentos esportivos e de lazer, tornando-se o mais novo ponto de encontro dos moradores da comunidade.
"Uma cidade que é boa para criança, é boa para a família. O tempo de ser feliz é agora, então estamos fazendo transformações como esta, realizada aqui no Jangurussu. A Escola Areninha, um dos equipamentos que inauguramos hoje, é fantástica porque agrega oferta de educação de qualidade à política pública do esporte desenvolvida na Areninha. Essa é a 34º Areninha que entregamos na minha gestão. Desde o dia em que a nossa equipe assumiu, já contabilizamos o equivalente a uma areninha por mês. E é o que a gente quer, tanto com esse complexo quanto com o Vem Brincar, Fortaleza realizado aqui hoje, oferecer equipamentos onde as crianças possam ser felizes agora, no presente", afirmou o prefeito José Sarto.
Para proporcionar mais lazer e diversão para todas as idades, o espaço ganhou também quadra poliesportiva, playground, quadra de vôlei de areia e academia ao ar livre.
As obras fazem parte de um pacote de investimentos, no valor de cerca de R$ 15 milhões, que prevê a urbanização no entorno de 12 campinhos localizados em bairros socialmente vulneráveis da Capital. Totalmente degradados, todos os equipamentos terão seu entorno urbanizado, para proporcionar conforto, segurança e acessibilidade, transformando esses espaços em novas praças e áreas de lazer.
Brincando com as filhas no parquinho, a empreendendora Leidiane Albuquerque celebrou a requalificação do espaço. "Estava abandonado e agora temos área de lazer para as crianças, não só para minhas filhas pequenas, mas para os maiores também", disse ela, que tem duas filhas de um ano e dez meses, um filho de nove anos e outro de treze. "Eu sinto que as coisas para a comunidade estão melhorando. Meu filho já estuda na escola aqui do lado, agora tem a Areninha, é tudo perto de casa".
Segundo Angélica Leal, titular da Coordenadoria Especial da Primeira Infancia (Cespi), os equipamentos que fazem parte do complexo de esporte, lazer e educação inaugurado no Jangurussu contribuem para que as crianças se desenvolvam mais. "Este lugar arborizado, amplo, ao ar livre, com uma praça muito boa, com espaços de brincar, com a Areninha e a Escolha Areninha, proporciona a conexão das crianças com a natureza e o brincar livre, que são estratégias muito importantes para o desenvolvimento infantil", observou.
Com 12 mil m² de área, a nova praça conta com calçadas para caminhadas e corridas, além de mobiliários urbanos como bancos, mesas para jogos e lixeiras.
O secretário da Infraestrutura Samuel Dias descrevu o tamanho da transformação realizada no local. "Nesta área só havia um campinho, agora ele é um complexo educacional, esportivo e de lazer para toda a comunidade do entorno. Além do campinho, fizemos toda a estrutura da areninha, com arquibancada, vestiários, entre outras coisas, e fizemos quadras de areia e de cimento, a praça, o plantio de mais de cem novas árvores, e a primeira Escola Areninha nesse modelo, feito especialmente para funcionar como extensão da escola, contribuindo para a efetivação da educação em tempo integral", destacou
Areninha
O que antes era apenas um campinho foi transformado em Areninha, com a requalificação completa do entorno, substituição de alambrados, reforma dos vestiários, construção de arquibancadas, implantação de acessibilidade, pinturas e nova iluminação. O equipamento possui cerca de 990 m² de grama sintética, sendo o 34ª da gestão a ofertar espaço para o convívio social e incentivo ao esporte para os jovens e crianças da comunidade.
Além da reforma, a Areninha passa a contar agora com um núcleo do Projeto Atleta Cidadão, que fornece integração interpessoal e o entretenimento através do esporte por meio de aulas regulares de futebol. As aulinhas são gratuitas e oferecem atividades físicas e brincadeiras, estimulando a convivência social e a formação cidadã dos alunos inscritos no projeto.
Escola Areninha
O Complexo Esportivo e de Lazer também abrigará mais uma Escola Areninha. A unidade tem capacidade para atender 320 alunos da Rede Municipal. O equipamento auxilia na aprendizagem no contraturno escolar ampliando a oferta de matrículas em tempo integral. Além disso, busca promover o acesso dos estudantes a práticas esportivas, utilizando a estrutura da Areninha, e fortalecer o aprendizado de língua portuguesa e matemática.
O secretário executivo da Educação, Jefferson Maia, ressaltou a importância de projetos como a Escola Areninha, que alia esporte, cultura, lazer e tempo integral. "Os alunos da escola da região vão ter o contra turno na Escola Areninha, com português, matemática, aulas de cidadania e muito esporte nos equipamentos esportivos que foram inaugurados aqui, tanto na quadra de futebol, quanto na nova Areninha, e isso traz para nossos estudantes o conceito de formação mais ampla, que vai além do português e da matemática, contemplando a saúde, a cidadania, o lazer, o trabalho em grupo e a formação de cidadãos que possam estar preparados para um mundo mais conectado e mais qualificado.'
A Escola Areninha Maria Tomásia conta com três salas de aula, sala para professores, diretoria, copa, banheiros femininos e masculinos, além de refeitório e copa, totalizando 375 m² de área construída. O investimento da gestão municipal foi de cerca de R$ 3 milhões na execução das obras de revitalização da Praça Maria Tomásia, Areninha e Escola Areninha.
Homenageado
Raimundo Nonato de Jesus Cavalcante, nasceu no município de Pacatuba-CE, em 03 de janeiro de 1959 e faleceu, em Fortaleza, no dia 23 de agosto de 2018. O Careca, como carinhosamente era conhecido, chegou em Fortaleza em 1992, vindo a residir no Conjunto Sítio São João durante 26 anos. Embora recém-inaugurado,o residencial apresentava problemas estruturais comuns nos aglomerados demográficos.
Assim, envolveu-se na busca de resolução dos problemas do residencial, tornando-se uma liderança atuante. Como consequência, pleiteou uma vaga na Câmara Municipal de Fortaleza, sem êxito. Suas conquistas de melhorias urbanas para o local o tornaram muito conhecido e querido por todos.