O prefeito José Sarto entregou, nesta terça-feira (27/06), as obras de urbanização do Largo Lagoa Redonda, localizado na Avenida Professor José Arthur de Carvalho, no bairro Lagoa Redonda. Com as intervenções realizadas pela Secretaria Municipal da Gestão Regional (Seger), um antigo terreno em areia foi transformado em um novo equipamento de lazer com parquinho infantil, Academia ao Ar Livre, mobiliários urbanos e itens de acessibilidade.
"Essa praça tem quase três quilômetros de extensão. São 2.900 metros de espaço requalificado. É um espaço plural, um local de encontro para receber gente de todas as faixas etárias e com estrutura para toda a família. Essa é a décima praça que entregamos este ano, já são 100 praças e areninhas entregues na nossa gestão, e até 2024 a gente vai investir R$ 50 milhões na reforma de praças e areninhas de Fortaleza”, afirmou o prefeito José Sarto.
Atendendo a pedido dos moradores da região, o espaço conhecido como Calçadão da Lagoa Redonda foi transformado em uma nova área de lazer. O local, que antes era usado para descarte irregular de lixo, foi urbanizado e ganhou piso intertravado, meio-fio, além da instalação de rampas e piso tátil para assegurar a acessibilidade de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.
O titular da Seger Ferruccio Feitosa destacou a abrangência da requalificação realizada no local. “É um espaço muito bonito, que tem árvores muito antigas, mas estava totalmente degradado, estava sendo usado para descarte irregular de lixo, então o Prefeito Sarto determinou que fosse requalificado esse ambiente todo. A gente fica muito feliz em poder entregar um equipamento com quase três mil metros quadrados, totalmente requalificado, com piso intertravado, com acessibilidade, piso podotátil para deficientes visuais, academia ao ar livre e parquinhos”, celebrou.
Para proporcionar mais opções de lazer aos frequentadores do local, a gestão municipal instalou de 11 aparelhos do projeto Academia ao Ar Livre e quatro brinquedos do parquinho infantil. Também foram construídos cinco conjuntos de mesas de jogos e bancos, sendo dois deles com espaço reservado para cadeirantes.
Morando a um quarteirão da nova praça, Nilma de Araújo comparou a vida antes e depois da requalificação do espaço. "Aqui era feio, e agora tem lazer pras crianças, tem academia. Eu tô gestante e às vezes aproveito, e também trago meu filho pra brincar. É bom porque a gente tinha que gastar dinheiro para levar as crianças pra brincar aqui não, já traz pra brincar e é bem pertinho de casa."
Ao longo do espaço foram instalados bancos e lixeiras e o local recebeu os serviços de capinação e varrição. Além disso, a Autarquia de Urbanismo e Paisagismo de Fortaleza (UrbFor) realizou o serviço de poda de árvores, com o objetivo de manter as árvores já existentes saudáveis e também de desobstruir a fiação elétrica e pontos de iluminação pública.
Bruna Maria, de 21 anos, namorava na praça enquanto cuidava das irmãs, que brincam no parquinho. Para ela, o novo espaço trouxe mais segurança para a região. "Não tinha essa segurança que tem agora, era muito escuro, não era habitado, eu quase não vinha, e agora quase toda semana eu venho aqui", contou.
A iluminação no largo da Av. Prof. José Arthur Carvalho foi renovada com a instalação de cinco postes de concreto, suportes e luminárias, por meio da Secretaria Municipal da Conservação e Serviços Públicos (SCSP). A nova iluminação proporciona mais qualidade de vida para a população e incentiva a ocupação também durante a noite.
O evento contou com a presença dos secretários Renan Colares, Fabio Rubens, Ferruccio Feitosa, Raimundo Matos e Francisco Ibiapina, além dos vereadores Wander Alencar, Luciano Girão, Nega do Henrique Jorge, Claudia Gomes, Gardel Rolim, Leo Araújo, Carlos Mesquita e Ana Aracapé.
Pacote de reforma de praças
Apenas neste ano de 2023, a gestão municipal já entregou a requalificação de nove praças: das Mangueiras, no bairro Jangurussu; da Esperança, no bairro José Walter; Salviano Felipe do Carmo, no Residencial Miguel Arraes, no bairro Siqueira; do Conde, no bairro Bonsucesso; Leirice Porto, no bairro Paupina; Maria Luci da Costa, no bairro Bom Futuro; Luiza Fortunato de Sousa, no bairro Sapiranga; Francisco Rodrigues Sancho, no bairro Cocó; e Vereador Abel Pinto, no bairro Demócrito Rocha.
Os equipamentos receberam intervenções solicitadas pelos moradores, como academia ao livre, parquinho infantil e mesas de jogos, além de melhorias urbanísticas, entre outras mudanças.
O investimento total do pacote de reformas é de mais de R$ 50 milhões, a serem utilizados até 2024 na revitalização de praças e areninhas. Os recursos são advindos do Fundo Municipal de Desenvolvimento Urbano (Fundurb), administrado pela Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma). Os espaços foram escolhidos atendendo solicitações da população enviadas pelas 12 Regionais de Fortaleza.