O prefeito José Sarto entregou a requalificação da Praça Campo da Luz, beneficiando os moradores do bairro Vila Velha, nesta terça-feira (03/10). O espaço recebeu uma quadra totalmente reformada e novos equipamentos de lazer foram instalados. Outras intervenções abrangeram acessibilidade e reparos no mobiliário urbano.
"A praça é um equipamento importante, onde a família se encontra, onde a garotada vem jogar futebol, o jovem vem namorar, os idosos vem sentar e conversar, e onde a população pode empreender. Após ser requalificada, a praça se torna um local em que as pessoas da comunidade desenvolvem o pertencimento, que traz mais segurança e fortalece a economia. É a presença do poder público, da Prefeitura, aqui, para beneficiar quem mais precisa, que é quem está na periferia", afirmou o prefeito José Sarto.
As obras realizadas pela Secretaria Municipal da Gestão Regional (Seger) englobaram toda a área da praça de 1.276,38 m². Dentre as intervenções realizadas, destacam-se a recuperação do piso intertravado da praça, a instalação de novas lixeiras e a manutenção dos bancos. A acessibilidade foi mais um aspecto incluído na requalificação, com a implantação de piso tátil e rampas de acesso.
O titular da Seger Ferruccio Feitosa destaca a importância do equipamento para a população. "Essa praça é fincada bem no meio de uma comunidade populosa, que não tem nenhum outro espaço de lazer, e nós fizemos praticamente uma praça toda nova, com quadra poliesportiva, com acessibilidade, parquinho e academia. É um ambiente do qual as pessoas da comunidade podem se apropriar, transformando na extensão das suas casas."
A quadra poliesportiva da praça foi totalmente reformada, recebendo novo piso industrial com demarcação. O espaço também ganhou novos alambrado, muretas, redes e traves, melhorando, assim, a qualidade das práticas de lazer dos frequentadores. Além disso, a Seger implantou novos aparelhos de academia ao ar livre e parquinho infantil, beneficiando o público que utiliza esses equipamentos para diversão e atividades físicas.
Levando os netos Ana Clara, de dez anos, e Gabriel, de cinco, para brincar na praça, a dona de casa Rita Vieira comparou a situação do espaço antes e depois da requalificação. "Estava toda quebrada, tudo esculhambado. Agora está ótima, muito boa, muito bonita, um trabalho muito bem feito."
Daniele da Conceição Ferreira mora em frente à praça. Para ela, os benefícios proporcionados pela reurbanização do espaço vão além da diversão dos filhos Heitor, de sete anos, e Dadids, de dez meses e contemplam o bem-estar geral da comunidade. "Antes, era muito ruim porque dava aquela sensação de abandono, não tinha vitalidade, não tinha vida, ainda mais uma pracinha, que é pra ser um local de lazer, um local para as crianças. E os brinquedos estavam todos quebrados, o mato grande, além da questão dos mosquitos, era uma sensação bem ruim. Agora está bem melhor, dá pra ver que tem um reparo, que tem lugar para as crianças brincarem. Mudou o clima da comunidade."
A dona de casa Daniela Rodrigues, mãe de Michael, de três anos, mora pertinho da praça desde pequena, "quando era tudo na areia", e celebrou as transformações no espaço. "Hoje eu posso dizer que está organizado, que está bonito e posso trazer meu filho para brincar aqui, não preciso ir pra outra praça", contou ela, que antes precisava andar aproximadamente dez quarteirões para chegar a um espaço de lazer adequado para o filho.
A Secretaria Municipal da Conservação e Serviços Públicos (SCSP) é responsável pelas melhorias de iluminação da Praça Campo da Luz, que recebeu novas luminárias e projetores com intuito de potencializar a eficiência da luminosidade no local e proporcionar maior comodidade aos usuários do espaço. A Autarquia de Urbanismo e Paisagismo de Fortaleza (UrbFor) também realizou ações de paisagismo no local com plantio de mudas e poda de árvores.
Pacote de reforma de praças
A gestão municipal já realizou a entrega de 20 praças requalificadas apenas neste ano de 2023. No primeiro semestre, foram entregues a Praça das Mangueiras, no bairro Jangurussu; a Praça da Esperança, no bairro José Walter; a Praça Salviano Felipe do Carmo, no Residencial Miguel Arraes, no bairro Siqueira; e uma segunda praça no conjunto habitacional; a Praça do Conde, no bairro Bonsucesso; a Praça Leirice Porto, no bairro Paupina; a Praça Maria Luci da Costa, no bairro Bom Futuro; a Praça Luiza Fortunato de Sousa, no bairro Sapiranga; a Praça Francisco Rodrigues Sancho, no bairro Cocó; a Praça Vereador Abel Pinto, no bairro Demócrito Rocha; e o Largo da Lagoa Redonda, no bairro Lagoa Redonda.
Já neste segundo semestre, foram entregues a Praça Joana D’Arc, no bairro Vicente Pinzón; a Praça Sagrada Família, no bairro São João do Tauape; a Praça Monsenhor Linhares, no Amadeu Furtado; a Praça UV 10, no bairro Conjunto Ceará II; a Praça do Abel, no bairro Pirambu; a Praça Haroldo Jorge Vieira, no bairro Vila União; a Praça da Igreja de Santa Teresinha, no bairro Praia do Futuro II; e a Praça Governador César Cals, no bairro João XXIII, e agora com a Praça Campo da Luz, no Vila Velha.
Os equipamentos receberam intervenções solicitadas pelos moradores, como academia ao ar livre, parquinho infantil e mesas de jogos, além de melhorias urbanísticas, entre outras mudanças.
O investimento total do pacote de reformas é de mais de R$ 50 milhões, a serem utilizados até 2024 na revitalização de praças e areninhas. Os recursos são advindos do Fundo Municipal de Desenvolvimento Urbano (Fundurb), administrado pela Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma). Os espaços foram escolhidos atendendo solicitações da população enviadas pelas 12 Regionais de Fortaleza.
Participaram do evento os secretários Ferruccio Feitosa e Kamyla Castro, e os vereadores Katia Rodrigues, Moura Taxista, Lúcio Bruno, Veríssimo Freitas, Danilo Ribeiro, Robio Jumento e Juninho Aquino.