O prefeito José Sarto entregou, nesta sexta-feira (10/03), a requalificação da Praça do Conde, no bairro Bonsucesso. O espaço público foi revitalizado pela Secretaria Municipal da Gestão Regional (Seger) e ganhou novos mobiliários urbanos, itens de acessibilidade, além de uma nova área de lazer com parquinho infantil e futmesa.
A praça foi totalmente reformada e o antigo piso em concreto foi substituído por piso intertravado nas cores vermelho, amarelo e cinza ao longo de toda a extensão do espaço. Para garantir a segurança dos frequentadores, a gestão municipal construiu um guarda-corpo e um muro de contenção entre a praça e o Canal das Pedrinhas, que passa ao lado do equipamento.
“Com muita alegria, venho entregar à população a reforma desta praça no Bonsucesso, local que há muitos anos não passava por uma intervenção. Um equipamento moderno, com estruturas para todas as idades e que promoverá a saúde, o bem estar e a integração da nossa periferia”, afirmou Sarto
Como forma de incentivar o lazer, a gestão municipal implantou equipamentos da academia ao ar livre, parquinho infantil e uma futmesa, utilizada para um jogo que mistura técnicas do tênis de mesa, futebol e futevôlei. A Praça do Conde também ganhou uma área delimitada para a prática de atividades ao ar livre, como dança e exercícios físicos.
O local foi contemplado ainda com novos mobiliários urbanos, como bancos, lixeiras e três conjuntos de mesas de jogos, além da instalação de piso podotátil e de rampas que asseguram a acessibilidade de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. As melhorias também se estenderam ao entorno, que recebeu serviços de limpeza e poda de árvores.
Para o titular da Seger, Ferrúcio Feitosa, as praças são uma forma de estimular o convívio saudável entre os moradores do bairro e movimentar a economia local. “Além de equipamentos para crianças e adultos, gera uma oportunidade de negócio para que as pessoas possam comercializar aqui, muitas vezes tirando uma renda essencial para sustentar a família. Fazemos essas intervenções pensando nas pessoas, para que possam ocupar os espaços públicos em todas as regiões da cidade”, disse.
A Prefeitura de Fortaleza entregou outras três praças e uma areninha reformadas nas últimas semanas. Já foram entregues a Areninha Pirambu e as praças Salviano Felipe do Carmo, no Residencial Miguel Arraes, no bairro Siqueira, da Esperança, no José Walter, e das Mangueiras, no Jangurussu. Os equipamentos receberam intervenções solicitadas pelos moradores, como academia ao livre, parquinho infantil e mesas de jogos, além de melhorias urbanísticas, entre outras mudanças.
A autônoma Mozaria do Nascimento, além de ter um pequeno negócio na praça, também costuma frequentar o local com suas duas filhas, Mariana, de 12 anos, e Maria Clara, de 6. “Eu achei a reforma maravilhosa, pois antes estava abandonado, não tinha parquinho para as crianças, e agora estou vendo um movimento bem maior de pessoas”, declarou.
Na ocasião da solenidade de entrega da reforma, estiveram presentes o deputado estadual Antônio Henrique e os vereadores Professor Enilson, Iranildo Ribeiro, Katia Rodrigues, Danilo Ribeiro, Professor Eloi, Nega do Henrique Jorge, Moura Taxista, Emanuel Acrísio, Raimundo Filho, Tia Francisca, Luciano Girão, Getúlio Coelho, Fábio Rubens, Estrela Barros e Ana do Aracap.
Pacote de reforma de praças públicas
O investimento total do pacote de reformas gira em torno de R$ 50 milhões, que serão utilizados até 2024 na revitalização de praças e areninhas. Os recursos são advindos do Fundo Municipal de Desenvolvimento Urbano (Fundurb), administrado pela Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma).
Além da Praça do Conde, outros espaços públicos foram reformados e serão entregues em breve. São eles: Praça do Residencial Cidade Jardim 1, no José Walter; Praça Dom Hélder Câmara (Antiga 31 de Março), na Praia do Futuro; e duas praças entre as alamedas das Angélicas, das Açucenas e das Begônias, na Cidade 2000.
Outros dois pontos serão transformados em praças públicas para utilização dos moradores: o Calçadão da Lagoa Redonda, na Rua Professor José Arthur de Carvalho, e um largo no bairro Guararapes, entre as ruas Olavo Lima Silva e Paulo Roberto Pinheiro. A seleção das praças partiu de solicitações da população que chegaram pelas 12 Regionais de Fortaleza.
Um segundo lote está em fase de planejamento, com a elaboração de projetos e orçamentos para execução das melhorias em outras praças e areninhas de Fortaleza.