O prefeito José Sarto fiscalizou, na manhã desta terça-feira (11/07), as obras de urbanização da Lagoa da Messejana. As intervenções estão sendo executadas pela Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seinf) e preveem a requalificação em todo o entorno da lagoa, com a reforma nos passeios, restauro dos equipamentos esportivos e com a criação de novas áreas de lazer.
Como destacou Sarto, a requalificação do entorno da Lagoa de Messejana se enquadra em um conjunto de obras para a melhoria do bairro. “Messejana é palco de muitas intervenções, desde o Meu Bairro Empreendedor, em que estamos requalificando várias ruas e avenidas, e a Feirinha, com espaço requalificado para quase 300 permissionários. Aqui na Lagoa, vamos fazer uma requalificação completa do entorno, com piso intertravado na praça, nova Areninha e parquinho infantil. É um espaço que vai mudar o perfil estético do local e oferecer mais opções de lazer para todos que vivem aqui”.
As obras acontecem entre a Av. Frei Cirilo e a rua Granja Castelo, com a urbanização de toda a área, resgatando a região e devolvendo para os moradores um espaço totalmente requalificado.
Atualmente, as obras possuem diversas frentes de serviço, onde as equipes trabalham na instalação do novo guarda-corpo da lagoa, restauro de antigo píer, que recebe novo madeiramento e verniz, reforma das calçadas, construção da pista de skate e instalação de mobiliários urbanos. As intervenções estão com cerca de 45% dos serviços executados e devem ser concluídas ainda no segundo semestre deste ano.
Com investimento de R$ 9,5 milhões, as obras possuem financiamento do Programa Fortaleza Cidade Sustentável (FCS), projeto de responsabilidade da Secretaria do Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma). O projeto prevê a reforma dos quiosques existentes, instalação de playgrounds, academias ao ar livre, Areninha com arquibancadas, nova pista de skate, reforma da quadra poliesportiva, além da substituição de todo o piso da praça e entorno e a construção de novos guarda-corpos e píer da lagoa.
“É uma requalificação completa com troca de piso, troca de guarda-corpo ao longo da Lagoa, restauro da Estátua de Iracema e reconstrução de píer. Além disso, há a construção de novos equipamentos, como a Areninha e reconstrução do anfiteatro. É, praticamente, um novo polo de lazer para o povo de Messejana. A ideia é entregar até o final do ano”, informou Samuel Dias, titular da Seinf.
Sobre a Lagoa da Messejana
Com 388 mil metros quadrados, a Lagoa da Messejana faz parte da bacia do Rio Cocó, sendo a segunda maior Lagoa de Fortaleza, ficando atrás apenas da Lagoa da Parangaba. A Lagoa abriga a estátua da índia Iracema, ícone cultural e turístico da cidade, construída em alusão ao clássico da literatura brasileira Iracema, do escritor José de Alencar. O monumento possui 12 metros de altura e 16 toneladas.