O prefeito José Sarto inaugurou, nesta quinta-feira (27/04), o CEI Antônio César Pereira Pinheiro, localizado no bairro Jangurussu. Esta é a 26ª unidade de Educação Infantil inaugurada na gestão, sendo a terceira inaugurada neste ano. Ao longo de 2022, o prefeito entregou à população 12 novos CEIs.
“É uma felicidade vir aqui perceber a alegria das mães ao receber esse equipamento novo. Aqui no Jangurussu, epicentro da periferia de Fortaleza, nós temos uma demanda crescente, porque a população vai aumentando e demandando. Nós já inauguramos 26 creches em Fortaleza e, até o final de 2024, vamos totalizar 50 novas creches, com o compromisso de receber mais 10 mil crianças na nossa rede de ensino”, afirma Sarto.
A nova unidade de Educação Infantil atende, a partir de hoje, 200 crianças de seis meses a 4 anos, disponibilizando atendimento do berçário ao Infantil 4. O novo equipamento teve investimento total no valor de R$ 5.068.527,97, provenientes do tesouro municipal.
A infraestrutura do CEI é composta por berçário, Sala de Inovação e Tecnologias, salas de aula, banheiros com acessibilidade, cozinha, refeitório, despensa, lavanderia com depósito para material de limpeza, fraldário, lactário, secretaria, coordenação, sala de professores, entre outros espaços. O projeto contempla, ainda, área de lazer com playground e solarium.
Para Jocicleide Morais, mãe do Enzo Samuel, de 1 ano, aluno do novo CEI, a infraestrutura é um dos pontos altos do equipamento. “A estrutura é maravilhosa, não tem creche em Fortaleza melhor do que as da Prefeitura, elas têm todo um material para a criança se desenvolver. Meu filho já esteve em creche particular mas não tem nem a metade do que tem aqui. Eu sei que aqui ele vai ser bem cuidado”, conta.
Com a entrega da unidade, a Prefeitura contabiliza 26 novos CEIs inaugurados na gestão do prefeito Sarto - nos bairros Passaré, Planalto Ayrton Senna, no Bom Jardim (Residencial Miguel Arraes), dois no São Bento, dois no Edson Queiroz (um deles no Residencial Yolanda Queiroz), dois no José Walter, Papicu, dois no Itaperi, Vicente Pinzón, Sapiranga, Messejana, Barra do Ceará, Rodolfo Teófilo, Luciano Cavalcante, Aracapé, Bonsucesso, Vila União, dois no Jangurussu, Cais do Porto, Granja Portugal e Henrique Jorge. Fortaleza conta ainda com oito unidades de Educação Infantil em construção e outras 16 em licitação, elaboração de projetos e planejamento.
Para a secretária Dalila Saldanha, esse aporte na educação municipal representa uma melhoria no crescimento das crianças de Fortaleza. “A educação infantil constrói a base do desenvolvimento das crianças. Elas ficam em tempo integral, com alimentação, com assistência de profissionais capacitados, e temos buscado qualificar ainda mais os profissionais. Nós temos uma proposta pedagógica adequada à idade. No berçário, por exemplo, toda a mobília é adequada para que a criança possa construir sua autonomia e seu desenvolvimento motor e de linguagens”, explica.
As crianças matriculadas nos Centros de Educação Infantil (CEI) da Rede Municipal de Ensino recebem cinco refeições diárias e todo o material necessário, como fardamento, mochila, kit pedagógico e material de higiene para uso na rotina da unidade escolar.
Além dos benefícios para o aprendizado e desenvolvimento saudável das crianças, a unidade também representa uma nova oportunidade para as mães. É o caso de Brenda, Freitas, mãe do João Lucas, de 3 anos. “Agora vou poder trabalhar e garantir uma renda melhor em casa, porque antes não tinha com quem deixar ele. Quando me avisaram que ele tinha conseguido a vaga eu nem acreditei, fiquei eufórica. E meu filho sempre quis estar na escola, ele está adorando o ambiente”, diz.
Estiveram presentes na inauguração os vereadores PP Cell e Paulo Martins, além do deputado Antônio Henrique. O evento também contou com a presença dos secretários Dalila Saldanha (Educação), Samuel Dias (Infraestrutura) e Ézio Feitosa (Regional 9).
Sala de Inovação e Tecnologias
Todas os novos CEIs recebem a Sala de Inovação e Tecnologias na Educação Infantil, um espaço de referência na unidade escolar organizado em ilhas de tecnologias diversificadas voltadas para apoiar o desenvolvimento e o interesse das crianças, a partir de um currículo para a primeira infância, tendo como arcabouço as tecnologias aliadas à proposta curricular da Educação Infantil.
No espaço, a partir das múltiplas linguagens e dos direitos de aprendizagem, as crianças irão explorar novos conhecimentos, aprendendo a pesquisar, questionar, expressar sua opinião, elaborar hipóteses e ideias, de maneira lúdica e interativa, tornando o processo de aprendizagem mais interessante.