Com objetivo de oferecer um serviço de saúde ainda mais eficiente, o prefeito José Sarto entregou, nesta sexta-feira (24/03), um novo posto de saúde no bairro Siqueira. A Unidade de Atenção Primária à Saúde (UAPS) Doutor Henrique Mota Neto acolherá aproximadamente 12 mil fortalezenses residentes na Regional de Saúde V. Este é o 118° posto de saúde de Fortaleza.
"O posto vem atender a uma população de mais de 12 mil pessoas, e é extremamente necessário termos nessa região um equipamento como esse, que é a porta de entrada de todo o sistema de saúde, onde ocorre a prevenção e o diagnóstico de diversas patologias, além do monitoramento de pacientes com doenças crônicas. Estamos entregando um equipamento completamente novo, com estrutura de ponta, que vem para melhorar a vida de quem mais precisa", afirmou o prefeito José Sarto.
Com 720 m² de área, as instalações possuem nove consultórios, farmácia e salas para odontologia, curativo, vacinação, esterilização e coleta laboratorial. Além disso, conta com quatro banheiros e estacionamento com capacidade de 13 vagas. O investimento no equipamento foi de R$ 1.756.334,45.
A unidade contará com três equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF), compostas por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, além de três equipes de saúde bucal, composta por dentistas e auxiliares.
Segundo o titular da SMS João Borges, o equipamento possui uma estrutura completa, o que proporcionará atendimento pleno para a população do entorno. "É um posto completo, com três equipes da Estratégia Saúde da Família, com salas de vacinação e atendimento odontológico também, e com toda a equipe de enfermagem para um atendimento pleno. O posto ao qual a comunidade recorria antes era muito distante, e realmente é relevante que a gente traga o atendimento mais próximo para a população. É um ganho muito positivo”, destacou.
Na unidade, serão ofertadas consultas médicas e de enfermagem, vacinação, curativos, medicamentos na farmácia básica, prevenção ginecológica e acompanhamento dos beneficiários do Programa Bolsa Família.
Parte da equipe de saúde bucal do novo posto, o odontólogo Marcelo Lemos considera que o equipamento possui padrão de excelência. "É uma equipe bem completa, para a saúde bucal são três dentistas, com duas auxiliares. Temos uma estrutura muito boa, com sala de raio X, três cadeiras odontológicas, tudo para ofertar à população o melhor serviço possível", observou.
Morador da comunidade Miguel Arraes, Diomarcos Cavalcante contou que antes era preciso se deslocar por uma longa distância para receber atendimento médico. "Eu estou muito feliz, muito mesmo, porque a comunidade estava necessitando desse posto e foi um presente", celebrou. Pai de duas crianças, ele considera a existência do equipamento uma segurança para toda a família.
Estiveram presentes na inauguração os vereadores Professor Enilson, Aguiar Toba e Paulo Martins, e o deputado Antonio Henrique, além dos secretários João Borges, Moacir Soares, Esio Feitosa e Elpídio Moreira.
Sobre o homenageado
Natural de Fortaleza, Henrique Mota dedicou seus dias à ciência, à medicina, aos cuidados com seus pacientes e à família, sendo pai de cinco filhos. Graduou-se em Medicina pela Universidade Federal do Ceará-m (UFC), em 1973, e foi mestre em cirurgia pela UFC (2002), Especialista em Ortopedia e Traumatologia pela UFC (1976), pela Associação Médica Brasileira (AMB), em 1986, e pela Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT), em 1986.
Segundo Henrique Mota, filho do homenageado, a família está emocionada com a escolha do nome para o novo posto de saúde. "Meu pai viveu a vida toda focado na saúde, em cuidar do próximo, em capacitar os colegas, e quando a gente vê o nome dele perpetuado em um equipamento público que vai tão bem fazer à comunidade, a gente fica só emocionado e agradecendo", contou.