25 de August de 2022 em Educação

Prefeito José Sarto participa do segundo dia do I Seminário Municipal em Diversidade e Inclusão: escola que acolhe

O evento reuniu cerca de oito mil profissionais da Rede Municipal de Ensino para debater o fortalecimento das políticas de inclusão e acolhimento escolar


grupo de pessoas num palco
Durante o evento, Sarto pontuou que a educação é uma das principais preocupações da atual gestão e relatou os avanços positivos de Fortaleza na área de inclusão escolar (Foto: Marcos Moura)

O prefeito José Sarto participou, nesta quinta-feira (25/08), da programação do segundo e último dia do Seminário Municipal em Diversidade e Inclusão: escola que acolhe. O evento, realizado pela Prefeitura de Fortaleza por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), reuniu, na quarta e quinta-feira (24 e 25/08), cerca de oito mil profissionais da Rede Municipal de Ensino para debater o fortalecimento das políticas de inclusão e acolhimento escolar no município.

Durante o evento, Sarto pontuou que a educação é uma das principais preocupações da atual gestão e relatou os avanços positivos de Fortaleza na área de inclusão escolar.

"A Educação de Fortaleza, hoje, consegue atender a 100% dos estudantes que precisam de atendimento especial. São mais de 10 mil alunos e, ano passado, destinamos R$ 20 milhões para o ensino especial. São 236 salas de recusos multifuncionais e 569 agentes de inclusão escolar", informou o prefeito.

Dalila Saldanha, titular da SME, poderou que o seminário envolveu todos que buscam por uma educação de qualidade e equidade na Rede Municipal de Ensino.

"O seminário é uma pauta coletiva, discutida em conjunto pela Prefeitura e pelos trabalhadores da educação. Ficamos muito felizes, pois são pessoas que querem estudar e se capacitar para acolher melhor os nossos estudantes", comentou a secretária.

O seminário nasceu com o intuito de proporcionar à comunidade escolar momentos de reflexão acerca dos desafios da educação inclusiva na contemporaneidade. A Prefeitura de Fortaleza disponibilizou espaços de discussão para o fortalecimento des práticas pedagógicas.

O seminário também é fruto do acolhimento de demandas e processo de escuta dos docentes, através do Sindiute, sendo um marco na ampliação das ações de política de formação continuada dos profissionais da educação de Fortaleza, com foco na Educação Inclusiva.

Ana Cristina Guilherme, presidente do Sindiute declarou que discutir a pauta da inclusão nas escolas é fundamental para o exercício da cidadania e para o fortalecimento da democracia.

"Este evento trabalha uma pauta que garante a democracia. A democracia não existe com a exclusão, pois ela pressupõe da garantia do direito de todos. Este evento é uma conquista de todos que estão presentes aqui, e esta era uma de nossas principais reivindicações", declarou Ana Cristina Guilherme.

A programação geral do evento contou com a apresentação da atriz e poetisa Elisa Lucinda, com a palestra magna "Palavra é Poder”; mesa de debate com tema “Caminhos para a Construção da Escola Inclusiva” com as especialistas Sumika Soares (UFES), Rita Magalhães (UFRN) e Juliana Santana (UECE); palestra sobre “Equidade na Perspectiva da Diversidade e Inclusão”, com Francisco Soares, professor da UFMG; mesa temática “Inclusão Escolar: responsabilidade de todes” com Lilianne Dantas (UFC); Alessandra Wajnsztejn (FMABC) e Ângelo Oliveira (IFCE), além de apresentações musicais, exposições de arte, dentre outras atrações.

A professora Silvia Helena Marques, que é cadeirante, celebrou a realização do seminário e declarou que anseia por uma educaçãi mais Inclusiva e diversa em Fortaleza.

"Este é um ponto fundamental para a melhoria da educação. Ainda existem falhas e temos um caminho longo. Muitos professores ainda não são capacitados e não há ainda a implantação de uma metodologia de acolhimento para todos. Mas eu acredito que as coisas vão melhorar e que estão melhorando, este evento é uma prova disso".

Educação Inclusiva em Fortaleza

Fortaleza foi destaque na edição do Censo Escolar 2021, divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), sendo a 3ª capital do Brasil em matrículas na Educação Inclusiva e a 1ª do Norte e Nordeste. Atualmente, a Rede Municipal conta com 10.149 alunos matriculados.

Atendimento Educacional Especializado

Os alunos com deficiência matriculados na Rede de Ensino contam com Atendimento Educacional Especializado (AEE), no contraturno, seja nas 236 Salas de Recursos Multifuncionais (SRM), em instituições conveniadas à Prefeitura, ou por meio de práticas pedagógicas inclusivas em sala de aula comum. Além disso, dispõe de 456 profissionais de apoio escolar que realizam acompanhamento desses alunos e mais 569 assistentes de inclusão escolar, profissionais novos que estão atuando na modalidade neste ano letivo de 2022.

Na Rede Municipal, estudantes com deficiência, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e com altas habilidades ou superdotação têm pleno acesso à educação no âmbito da escola comum. A fim de garantir o direito inalienável à educação para todos, a Prefeitura organiza diferentes ações que englobam a implementação e a oferta de serviços para a Educação Inclusiva.

Prefeito José Sarto participa do segundo dia do I Seminário Municipal em Diversidade e Inclusão: escola que acolhe

O evento reuniu cerca de oito mil profissionais da Rede Municipal de Ensino para debater o fortalecimento das políticas de inclusão e acolhimento escolar

grupo de pessoas num palco
Durante o evento, Sarto pontuou que a educação é uma das principais preocupações da atual gestão e relatou os avanços positivos de Fortaleza na área de inclusão escolar (Foto: Marcos Moura)

O prefeito José Sarto participou, nesta quinta-feira (25/08), da programação do segundo e último dia do Seminário Municipal em Diversidade e Inclusão: escola que acolhe. O evento, realizado pela Prefeitura de Fortaleza por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), reuniu, na quarta e quinta-feira (24 e 25/08), cerca de oito mil profissionais da Rede Municipal de Ensino para debater o fortalecimento das políticas de inclusão e acolhimento escolar no município.

Durante o evento, Sarto pontuou que a educação é uma das principais preocupações da atual gestão e relatou os avanços positivos de Fortaleza na área de inclusão escolar.

"A Educação de Fortaleza, hoje, consegue atender a 100% dos estudantes que precisam de atendimento especial. São mais de 10 mil alunos e, ano passado, destinamos R$ 20 milhões para o ensino especial. São 236 salas de recusos multifuncionais e 569 agentes de inclusão escolar", informou o prefeito.

Dalila Saldanha, titular da SME, poderou que o seminário envolveu todos que buscam por uma educação de qualidade e equidade na Rede Municipal de Ensino.

"O seminário é uma pauta coletiva, discutida em conjunto pela Prefeitura e pelos trabalhadores da educação. Ficamos muito felizes, pois são pessoas que querem estudar e se capacitar para acolher melhor os nossos estudantes", comentou a secretária.

O seminário nasceu com o intuito de proporcionar à comunidade escolar momentos de reflexão acerca dos desafios da educação inclusiva na contemporaneidade. A Prefeitura de Fortaleza disponibilizou espaços de discussão para o fortalecimento des práticas pedagógicas.

O seminário também é fruto do acolhimento de demandas e processo de escuta dos docentes, através do Sindiute, sendo um marco na ampliação das ações de política de formação continuada dos profissionais da educação de Fortaleza, com foco na Educação Inclusiva.

Ana Cristina Guilherme, presidente do Sindiute declarou que discutir a pauta da inclusão nas escolas é fundamental para o exercício da cidadania e para o fortalecimento da democracia.

"Este evento trabalha uma pauta que garante a democracia. A democracia não existe com a exclusão, pois ela pressupõe da garantia do direito de todos. Este evento é uma conquista de todos que estão presentes aqui, e esta era uma de nossas principais reivindicações", declarou Ana Cristina Guilherme.

A programação geral do evento contou com a apresentação da atriz e poetisa Elisa Lucinda, com a palestra magna "Palavra é Poder”; mesa de debate com tema “Caminhos para a Construção da Escola Inclusiva” com as especialistas Sumika Soares (UFES), Rita Magalhães (UFRN) e Juliana Santana (UECE); palestra sobre “Equidade na Perspectiva da Diversidade e Inclusão”, com Francisco Soares, professor da UFMG; mesa temática “Inclusão Escolar: responsabilidade de todes” com Lilianne Dantas (UFC); Alessandra Wajnsztejn (FMABC) e Ângelo Oliveira (IFCE), além de apresentações musicais, exposições de arte, dentre outras atrações.

A professora Silvia Helena Marques, que é cadeirante, celebrou a realização do seminário e declarou que anseia por uma educaçãi mais Inclusiva e diversa em Fortaleza.

"Este é um ponto fundamental para a melhoria da educação. Ainda existem falhas e temos um caminho longo. Muitos professores ainda não são capacitados e não há ainda a implantação de uma metodologia de acolhimento para todos. Mas eu acredito que as coisas vão melhorar e que estão melhorando, este evento é uma prova disso".

Educação Inclusiva em Fortaleza

Fortaleza foi destaque na edição do Censo Escolar 2021, divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), sendo a 3ª capital do Brasil em matrículas na Educação Inclusiva e a 1ª do Norte e Nordeste. Atualmente, a Rede Municipal conta com 10.149 alunos matriculados.

Atendimento Educacional Especializado

Os alunos com deficiência matriculados na Rede de Ensino contam com Atendimento Educacional Especializado (AEE), no contraturno, seja nas 236 Salas de Recursos Multifuncionais (SRM), em instituições conveniadas à Prefeitura, ou por meio de práticas pedagógicas inclusivas em sala de aula comum. Além disso, dispõe de 456 profissionais de apoio escolar que realizam acompanhamento desses alunos e mais 569 assistentes de inclusão escolar, profissionais novos que estão atuando na modalidade neste ano letivo de 2022.

Na Rede Municipal, estudantes com deficiência, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e com altas habilidades ou superdotação têm pleno acesso à educação no âmbito da escola comum. A fim de garantir o direito inalienável à educação para todos, a Prefeitura organiza diferentes ações que englobam a implementação e a oferta de serviços para a Educação Inclusiva.