O prefeito José Sarto visitou, nesta terça-feira (19/11), o Parque Rio Branco, no bairro São João do Tauape. Com cerca de 80 mil m² e mais de 40 anos de história, o parque foi totalmente revitalizado e entregue à população em 15 de agosto deste ano.
"O Parque Rio Branco fica encravado no São João do Tauape. Ele data de 1976, e é um parque muito importante, uma reserva verde que a cidade tem. Aqui nós qualificamos 80 mil metros quadrados. Agora o Parque tem tudo, areninha, parquinho, trilha, anfiteatro, quadra de beach tennis, galeria de exposição artísticas, toda uma infraestrutura, garantida e ampliada pela reforma, para as famílias. A população precisa vir, visitar e conhecer mais esse ativo ecológico verde de Fortaleza", afirmou o prefeito José Sarto.
As intervenções foram realizadas pela Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seinf) com projeto da Secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma). O secretário da Infraestrutura de Fortaleza Samuel Dias destacou que o projeto foi concebido visando a melhoria da qualidade ambiental do parque. Além disso, o projeto passou por diversas discussões e por modificações ao longo da obra para atender reivindicações da população, dos movimentos ambientalistas e do Ministério Público.
"Aqui foi realizada uma reforma total no piso do parque, o piso anterior dos caminhos foi substituído por um piso de concreto permeável, ou seja, a água da chuva infiltra no próprio piso, então a gente consegue melhorar a qualidade ambiental do parque. Além disso, foi feita uma reforma no prédio da UrbFor, a Autarquia responsável pelo cuidado do parque, e uma areninha, que era uma reivindicação antiga dos moradores aqui da região. Essa areninha está trazendo vida nova ao parque, as pessoas estão vindo aqui usar a areninha, então temos mais gente no parque, a população se sente mais segura para vir fazer caminhadas, usar o parque. Com a reforma, criamos uma ambiência, uma infraestrutura para atrair pessoas para que todos conheçam esse parque belíssimo no meio de Fortaleza", concluiu o secretário.
Com cerca de 80 mil m² e mais de 40 anos de história, o parque foi totalmente revitalizado com novos gradis, pisos drenantes, itens de acessibilidade e quatro pontes de concreto com guarda-corpo em eucalipto sobre o riacho Rio Branco. O projeto também agregou novos atrativos como espaços culturais, exposição de esculturas e um memorial que conta a história deste refúgio natural para a cidade de Fortaleza.
Além das novas áreas de praça, foi criado anfiteatro, academias ao ar livre e playgrounds. O local também conta com estacionamento, Areninha, quadra de beach tennis, e nova iluminação em LED para melhorar a visibilidade do local e garantir mais segurança para os pedestres que caminham pelos novos passeios. O projeto também incluiu a criação de banheiros públicos, vestiários e mobiliários urbanos como bancos, lixeiras, bicicletários e outros.
As quatro entradas de acesso ao equipamento também passaram por restauro, com reforço nas estruturas, pinturas e novo letreiro. A obra também contemplou a reforma do prédio da Autarquia de Urbanismo e Paisagismo de Fortaleza (Urbfor), que servirá de apoio para realização dos serviços de gestão, poda e paisagismo do espaço.
Segundo Bianca Paiva, gerente de manutenção de parques da Autarquia de Urbanismo e Paisagismo de Fortaleza (UrbFor), há uma equipe fixa de manutenção do parque, que cuida principalmente da limpeza, do paisagismo e da arborização, e técnicos que fazem visitas periódicas, entre os quais agrônomos, que avaliam o estado de saúde das árvores, e engenheiros ambientais, que avaliam a manutenção do parque em geral. "A equipe fixa trabalha diariamente de segunda a sexta-feira e em escalas nos finais de semana principalmente pra abertura e fechamento do parque, às 5 horas da manhã e às 10 horas da noite. As atividades ocorrem de acordo com as demandas, a gente avalia e manda a equipe para resolver os problemas. É um trabalho de preservar o espaço, de acompanhamento e monitoramento", explicou.
Com investimento de R$ 8 milhões, financiado pelo Fundo de Defesa do Meio Ambiente (Fundema), as obras de revitalização do parque estimulam a utilização do espaço, uma área verde que oferta atividades de lazer, como trilhas em contato com a natureza, prática de atividades físicas e encontros de todas as gerações.
Memorial Parque Rio Branco
No interior do equipamento foi criado, ainda, o Memorial do Parque Rio Branco, um espaço que conta a história deste importante refúgio natural da cidade de Fortaleza. No local, o visitante pode conhecer a história do parque, saber das diversas espécies de flora e fauna que se refugiam nele, além de localizar por meio de mapa onde fica cada equipamento do novo parque. O memorial visa reforçar a importância da preservação do parque, que oferece um espaço onde a natureza e a urbanização coexistem harmoniosamente, oferecendo um refúgio para a comunidade, que pode usufruir de um ambiente de lazer, bem-estar e educação ambiental.
Galeria de exposições artísticas do Parque Rio Branco
Reconhecendo o espaço natural também como um lugar criativo, o projeto de revitalização do Parque Rio Branco criou um parque de exposições ao ar livre para seus visitantes, sendo um convite à exploração do trabalho coletivo de artes e artistas locais. A exposição conta com 13 intervenções artísticas, entre esculturas e painéis, criados para interagir com o espaço, reforçando mensagens de conservação e sustentabilidade, além de estimular reflexões sobre a relação entre o homem e o meio ambiente.