O prefeito José Sarto vistoriou, na manhã desta sexta-feira (14/07), o andamento das obras do novo Gonzaguinha da Messejana, onde as equipes executam a construção das bases, pilares e concretagem da laje do equipamento. O projeto do novo Hospital Distrital Gonzaga Mota prevê a ampliação da unidade de saúde que passará de 4.545m² para 6.300 m², atendendo ao plano de modernização da rede hospitalar municipal, para dar mais conforto, segurança e qualificar o atendimento materno-infantil.
"A estrutura do Gonzaguinha era muito antiga, precisava dessa modernização, então tivemos que demolir para requalificar. Na primeira vez que nós visitamos, havia apenas a planta baixa, e agora nós já estamos no segundo piso. A previsão é de entregarmos até julho do ano que vem. Será um hospital completamente requalificado, inclusive com a ampliação de 85 para 107 leitos, com um centro cirúrgico ampliado e melhores condições de funcionamento também na parte administrativa. O investimento realizado é da ordem de 29 milhões. É uma obra importantíssima para o nosso sistema de saúde, e estamos cumprindo cronograma", afirmou o prefeito José Sarto.
As novas instalações permitirão um aumento no número de leitos, de 85 unidades para 107 novos leitos, distribuídos em Urgência Obstétrica (10), Centro de Parto Normal (8) e leitos de internação (79) e leitos de UTI Neo (10), atendendo ao público infantil e adulto. As obras de requalificação e modernização do hospital preveem o funcionamento de consultórios médicos, ambulatório, serviço social, psicologia e fonoaudiologia, além de sala de ultrassonografia e raio X.
A nova estrutura também contará com setor de diagnóstico, terapia, centro cirúrgico obstétrico, dotado com três salas cirúrgicas e uma sala de recuperação anestésica. Serão criados, ainda, espaços para administração, apoio logístico, farmácia, setor de nutrição e necrotério.
Com investimento de R$ 29 milhões, as obras do novo Gonzaguinha de Messejana já estão com 22% de execução e devem ser entregues no segundo semestre de 2024.
Entretanto, de acordo com o titular da Secretaria da Infraestrutura (Seinf) Samuel Dias, o equipamento pode ficar pronto antes do prazo. "O projeto do novo Gonzaguinha tem o que há de mais moderno, e a execução da obra está acontecendo por etapas, para que possamos avançar. Temos trechos em que estamos concluindo a fundação, e outros em que estamos fazendo o fechamento das paredes, das estruturas. O cronograma da obra está em dia, e a gente espera conseguir até antecipar a entrega, pois sabemos a importância que esse hospital tem aqui pra comunidade da Messejana e para a cidade toda", destacou Samuel.