Nesta sexta-feira (21/06), o prefeito José Sarto visitou as obras do novo Cuca e Complexo Educacional em andamento no Grande Mucuripe. A Prefeitura de Fortaleza está investindo cerca de R$ 70 milhões na construção dos novos equipamentos, que beneficiarão jovens e famílias das áreas dos bairros Vicente Pinzón, Mucuripe, Serviluz, Cais do Porto e Titanzinho
“Este vai ser o maior equipamento da Prefeitura de Fortaleza. O maior Cuca, ao lado de um complexo educacional com escola e duas creches, tudo para mudar a vida das pessoas que vivem aqui na região. Projetamos que uma população de mais de 100 mil pessoas será diretamente impactada positivamente por essas obras. É um verdadeiro complexo com creches para primeira infância, escola para crianças maiores, e uma estrutura de cultura e arte para a juventude, além de capacitação e desenvolvimento econômico, pois teremos uma escola de gastronomia no Cuca”, destacou o prefeito.
“Eu já tinha visto a maquete eletrônica e as plantas, mas estou impressionado com a evolução. Quando vemos a parede subindo, temos outra impressão sobre a obra. Lembrando que essas obras são ao lado do Residencial Alto da Paz, onde mais de mil pessoas já receberam sua moradia e, aqui perto, temos uma estrutura com 150 boxes comerciais, que metade já foram entregues. Agora essas pessoas também vão contar com duas creches e uma escola para atender mais de mil crianças”, complementou Sarto.
O novo Cuca, localizado ao lado do Residencial Alto da Paz, terá aproximadamente 10 mil m² de área construída. As obras, que já estão com 30% de execução, estão sendo conduzidas pela Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seinf), com um investimento total de cerca de R$ 46,7 milhões. Este será o maior dos cinco Cucas já existentes e contará com espaços dedicados a práticas esportivas, culturais e artísticas, além de áreas para formação profissional, incluindo uma escola de gastronomia.
O espaço gastronômico será um dos destaques do novo Cuca, equipado com cozinha, ambiente de confeitaria, varanda gourmet e instalações para cursos de capacitação voltados para jovens da comunidade. Além disso, o complexo incluirá uma quadra poliesportiva, piscina semiolímpica coberta, espaço para crossfit, biblioteca, auditório, teatro e salas de coworking. Na mesma região, também serão construídos uma nova praça com Academia ao Ar Livre, Areninha, anfiteatro e skatepark. A previsão é que o skatepark e a Areninha sejam entregues até Setembro deste ano, enquanto o restante do complexo esteja pronto até o primeiro semestre de 2025. Todas as obras estão ocorrendo simultaneamente.
“Será a maior escola de todo o parque escolar de Fortaleza, o maior Cuca, tanto em investimentos como em estrutura física. É a junção de equipamentos grandes e importantes para a cidade, é a maior obra de edificação. Está andando bem, dentro do cronograma previsto, além da estrutura, que é toda pensada especialmente para funcionar esse tipo de equipamento, ela também pensada para atender bem as pessoas aqui desse local”, comentou Samuel Dias, titular da Infraestrutura (Seinf).
Complexo Educacional
O Complexo Educacional, que já alcançou 40% de conclusão, compreende a construção de uma Escola Municipal e um Centro de Educação Infantil (CEI). Juntas, as duas unidades terão capacidade para atender aproximadamente mil estudantes. A nova escola será composta por dois pavimentos, 20 salas de aula, laboratórios de informática e ciências, biblioteca, espaços recreativos e esportivos com dois pátios e um ginásio poliesportivo, além de estacionamento. O equipamento contará ainda com auditório, refeitório, cozinha e áreas administrativas como coordenação, sala dos professores e direção.
O CEI, por sua vez, terá 10 salas de aula, sala dos professores e direção, refeitório, cozinha, além de áreas de recreação com pátio coberto e playground.
“Será a escola de maior estrutura da rede municipal. Nós já temos uma creche que funciona aqui, e outra vai ser implantada. Serão mais de 1.400 estudantes atendidos, desde o berçário até o 9º ano. E o mais importante é a transformação, é o legado de prosperidade que equipamentos como esses trazem para uma região tão importante, tão estratégica para a Fortaleza como é o Grande Vicente Pinzon. A educação de Fortaleza vive uma revolução. Estamos presenciando o maior momento da história da educação de Fortaleza em todos os aspectos: estruturais, pedagógicos e de qualidade”, declarou Jefferson Maia, secretário municipal da Educação (SME).
Sobre a Rede Cuca
A Rede Cuca é o principal programa da Secretaria Municipal da Juventude, com Centros Urbanos de Cultura, Arte, Ciência e Esporte (Cucas) estrategicamente localizados em áreas de alta vulnerabilidade social, próximas às regiões periféricas da cidade. Atualmente, Fortaleza conta com cinco Cucas: Barra do Ceará, Jangurussu, Mondubim, José Walter e Pici, todos construídos pela Prefeitura Municipal.
“A gente começou há 15 anos atrás com o Cuca Barra, depois já completou 10 anos de Cuca Mondubim, Cuca Jangurussu, a gente já está há quatro anos com o Cuca do José Walter e dois com o Cuca do Pici. Esse vai ser o sexto Cuca, a previsão de inauguração até o fim deste ano, e ele já vem nesse aperfeiçoamento, nessa atualização de tudo que a gente testou e viu que podia melhorar nos demais”, disse Caiubi Mani, presidente do Instituto Cuca.