O prefeito Roberto Cláudio abriu, nesta sexta-feira (06/10), o Seminário Internacional da Saúde de Fortaleza: inovar, integrar e avançar. O evento, realizado pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e Coordenadoria Especial de Relações Internacionais e Federativas (Cerif), acontece até este sábado (07/10), no Salão José de Alencar, no Hotel Gran Mareiro, na Praia do Futuro.
O seminário reúne cerca de 350 participantes, entre gestores, coordenadores e representantes dos mais diversos setores da saúde e convidados de outros países para debater melhorias no sistema de saúde de Fortaleza. Ao final das palestras, todos se reúnem para debater os exemplos apresentados e sugerir melhorias no setor, tendo como base o projeto Fortaleza 2040. “Aqui, estamos propondo um pensar criativo para encontrar soluções locais e, assim, atender melhor as pessoas que procuram o Sistema de Saúde Municipal. O nosso grande desafio é encontrar novos caminhos utilizando o mesmo recurso financeiro”, destacou o Prefeito.
O primeiro palestrante foi o médico da Coordenação Nacional para a Reforma do Serviço Nacional de Saúde (SNS) na área dos Cuidados de Saúde Primários (CSP), Carlos Alberto Nunes, pioneiro do movimento construtor das Unidades de Saúde Familiar (USF) de Portugal. Durante a palestra, o especialista explicou o funcionamento e a evolução do Sistema de Saúde em Portugal, mostrando exemplos de autonomia no Setor Primário e Produção de conhecimento dentro das próprias unidades de saúde. “Nosso objetivo é rever o planejamento estratégico da Cidade na área da saúde. Buscar profissionais de fora para trocar experiências vai nos trazer mais conhecimento para alcançar isso”, destacou a secretária da Saúde de Fortaleza, Joana Maciel.
O segundo painel acontecerá neste sábado (07/10) e abordará “O desafio da integração das Redes de Atenção à Saúde”, com palestra do médico Enric Agustí, consultor da CHC Consultoria e Gestão do Consórcio da Saúde da Catalunha (CSC), na Espanha. Estarão como debatedores o secretário de saúde do Estado do Ceará, Henrique Javi, e o presidente do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Ceará (Cosems/CE), Josete Tavares. “Essa troca de conhecimentos favorece Fortaleza e desperta os demais municípios para caminhos diferentes que tragam envolvimento e desenvolvimento para melhorar a saúde em todo o Ceará”, pontuou o secretário da Saúde do Ceará, Henrique Javi.
O Seminário faz parte do Carbono Neutro. Todas as emissões de gases produzidas durante os dois dias de evento serão medidas, uma forma de contribuir com uma cidade mais sustentável. “Estamos reunindo aqui o que há de melhor para repensar e inovar o sistema de saúde de Fortaleza", afirmou o reitor da Universidade Federal do Ceará (UFC), professor Henry Campos, convidado para ser o facilitador do seminário.