O prefeito Roberto Cláudio concedeu entrevista ao programa O Povo no Rádio, da emissora O Povo CBN - 95.5 FM, na manhã desta quinta-feira (27/12), na sede do grupo de comunicação. O Gestor da Capital respondeu aos questionamentos do jornalista Ítalo Coriolano, quando anunciou as novidades a serem implementadas nos próximos dois anos, além de realizar balanço das atividades desenvolvidas no comando da Cidade.
“Nesses seis anos que estamos à frente da Prefeitura, a despeito de três deles serem anos de recessão econômica, temos o conjunto de seis anos consecutivos de maior investimento público real ajustado pela inflação. Os dois anos que faltam, tendo em vista a melhoria da qualidade fiscal do Município, dos investimentos e das obras em andamento, imaginamos que será o maior em volume de investimentos públicos de Fortaleza”, declarou o Prefeito.
Novidades para 2019
Dentro da programação de novas obras e inaugurações, Roberto Cláudio compartilhou a agenda de atividades para o fim deste ano com as entregas do BRT da Aguanambi (28/12), das 250 unidades habitacionais do Vila do Mar III (29/12), além do segundo andar do IJF II (31/12). Para 2019, contou que ações importantes para a cidade tomam forma como as do Hospital da Criança, Policlínica do Siqueira, intervenções do corredor Fernandes Távora, duplicação do Viaduto da Macro, entrega do túnel da Via Expressa, além de três novas escolas em tempo integral, só no começo do ano.
Educação
Durante balanço das ações realizadas nos últimos anos, lembrou que houve grandes melhorias na qualidade dos indicadores da Educação com a duplicação no número de matrículas de creches, quase universalização da pré-escola e do o nível adequado de aprendizado no tempo correto na leitura e escrita, além do grandioso número de matrículas do ensino em Tempo Integral, que alcançou um terço de todas realizadas.
Saúde
Na Saúde, compartilhou os ganhos da rede assistencial com a duplicação da cobertura do Programa Saúde da Família, ampliação do número de leitos hospitalares, criação da rede de Upas, antes inexistente, e a estruturação da rede de exames e consultas com a instituição das policlínicas.
Mobilidade
“Tivemos muitos avanços significativos na perspectiva mais histórica da cidade. Uma delas, até por um certo ineditismo, é uma mudança na atitude das pessoas em relação à mobilidade. Mais do que obras de mobilidade, há uma nova perspectiva da cidade em relação à mobilidade urbana, em priorizar outros modais, além do carro, ter um estímulo concreto e objetivo à bicicleta, ao ônibus, à integração com o Bilhete Único", afirmou o Gestor da Capital.
Desafios para os próximos anos da Gestão
Como desafios a serem solucionados, citou a liberação do empréstimo de R$ 150 milhões para o Meio Ambiente, negociado com o Banco Mundial, que será o primeiro do tipo na história de Fortaleza. Reafirmou o compromisso de que em 2019, com a posse dos novos senadores, atuará para destravar a importante pauta ambiental para o município que possibilitará, por exemplo, a total balneabilidade da orla de Fortaleza, a urbanização do Parque Barra do Ceará, a criação do Bioparque Passaré, do Parque Lagoa da Viúva e Parque Rachel de Queiroz.