O prefeito Roberto Cláudio fez visita, nesta segunda-feira (11/09), ao abrigo São Lázaro, quando anunciou a assinatura de um convênio para ajudar no custeio da instituição. O abrigo é uma ONG (Organização Não-Governamental) que cuida de animais abandonados e funciona em um prédio cedido pela Prefeitura Municipal de Fortaleza. A visita foi acompanhada pelo coordenador de vigilância em saúde da Prefeitura, Nélio Morais, e da ex-vereadora Toinha Rocha.
Será firmado, inicialmente, um convênio para o repasse anual no valor de R$ 100 mil, o que vai ajudar a manter os gastos com alimentação dos animais e limpeza do local.“Vamos firmar o convênio com o Abrigo São Lázaro, com todo o aparato jurídico, permitindo não só que possamos estabelecer um fluxo contínuo de recursos, mas que também, eventualmente, nos momentos de dificuldade, possamos dar algum outro apoio formal à entidade. Esse é o primeiro compromisso”, afirmou Roberto Cláudio, destacando a relevância do trabalho voluntário realizado pelo abrigo, onde os animais são acolhidos com amor e cuidado.
O segundo compromisso anunciado pelo prefeito Roberto Cláudio foi a cessão do terreno anexo ao abrigo para que sejam construídos uma clínica veterinária popular e um pet shop, sendo que os valores arrecadados sejam revertidos para melhorar a infraestrutura do local. Atualmente, o Abrigo São Lázaro acolhe mais de 700 animais vítimas de maus-tratos ou abandono e também conta com gatil.
“A área está pequena para a quantidade de animais, então cederemos o terreno para que possa expandir e melhorar a infraestrutura do abrigo e, no outro pedaço do terreno, a Prefeitura estabeleça uma clínica popular veterinária e uma lojinha que possa trabalhar em cogestão com o abrigo para que possa servir à comunidade e gerar receita ao abrigo”, explicou o gestor.
De acordo com Rosane Dantas, responsável pela ONG, esse suporte da Prefeitura vai ser importante para fazer a diferença no abrigo. “Nós vivemos em uma situação bem difícil, pois precisamos de uma doação muito grande de rações por dia para manter o abrigo aberto. Temos, ainda, dívidas de R$ 30 mil de clínica, então é bem difícil. Essa doação da Prefeitura é maravilhosa, pois vai nos ajudar a pagar a clínica, água e luz atrasadas, empregados e alimentação. Todo o incentivo da Prefeitura é mais do que bem-vindo”, completou.
De acordo com Rosânia Ramalho, articuladora do Centro de Controle de Zoonoses da Prefeitura, “a gestão do prefeito Roberto Cláudio já desenvolve uma série de atividades no abrigo, como realização de vacinação antirrábica, exames de diagnósticos de leishmaniose e, dentro do projeto de vacinação contra o Calazar, a instituição foi contemplada com a vacinação de 375 animais da ONG, além de, em momento de campanhas de doação, ser uma das instituições que recebem rações e coleiras da Prefeitura”.
A expectativa é que o convênio seja firmado até o mês de outubro deste ano, com a apresentação do termo de convênio e da documentação necessária do São Lázaro para ajustar as questões legais e, a partir daí, passem a ser uma política continuada da Prefeitura com a instituição e que possa ser renovada anualmente.
O Abrigo São Lázaro é hoje o maior abrigo de animais de Fortaleza, realizando trabalho totalmente voluntário para promover o bem-estar de cachorros e gatos abandonados na Cidade.