O prefeito Roberto Cláudio anunciou, na manhã desta sexta-feira (18/01), no Paço Municipal, que irá instituir a concessão de uma Medalha por Atos de Heroísmo e Bravura para Servidores Públicos e forças policiais do Estado. O anúncio foi feito durante a reunião diária que o Prefeito mantém para avaliação e definição de ações para a manutenção dos serviços públicos na Capital neste período de ataques.
“Vamos instituir uma medalha por atos de heroísmo e bravura para ações que aconteceram neste mês de janeiro e daqui para frente. Ela servirá para premiar as forças policiais do próprio Estado, extensivo também a servidores municipais que igualmente se envolveram em atos de bravura, como Guardas Municipais, AMC, servidores públicos da saúde, entre outros”, declarou o prefeito Roberto Cláudio.
Além da honraria, o Prefeito anunciou que os servidores públicos municipais agraciados também receberão premiação financeira. “Servidores públicos municipais, além da medalha, receberão prêmio financeiro. É uma forma de incentivar e estimular, cada vez mais, a cidadania, o ato de entrega, de servir entre aqueles que estão no serviço público municipal”, disse.
A novidade seguirá em regime de Projeto de Lei para votação na Câmara Municipal, em fevereiro deste ano, quando será formalizada a condecoração.
Balanço de atividades e operação para a manutenção dos serviços públicos na Capital
Durante reunião de monitoramento de serviços públicos nesta sexta-feira, o prefeito Roberto Cláudio apresentou o resumo das ações desenvolvidas, além do plano de atividades para este fim de semana.
Na saúde, destacou que não houve nenhuma intercorrência no dia de ontem (17/01) e que nesta sexta (18/01) os equipamentos municipais da área atuam dentro da normalidade. “Hoje pela manhã, temos todo os equipamentos da saúde mental, urgência, emergência e hospitais funcionando normalmente, assim como os da assistência social”, disse o prefeito.
Os transportes públicos seguiram sem registrar ontem graves ocorrências e manterão o regime de operação normal até 23h desta sexta-feira, quando se inicia o corujão escoltado. Sábado e domingo funcionarão dentro da programação normal dos fins de semana.
A iluminação pública continua com 14 equipes, oito escoltadas e seis não, para reposição e troca de luzes e luminárias que foram pontualmente quebradas por atos de vandalismo. A atividade prosseguirá ao longo de todo o mês.
Na limpeza urbana, após episódio de ataque a um caminhão compactador, será fortalecida a escolta da Polícia Militar e Guarda Municipal. “Faremos o que tem sido feito de forma padrão ao longo dessa semana, mantendo a coleta dia de 4 mil toneladas/dia, mais adicional. Também no sábado e domingo, teremos operação de escolta que vamos fortalecer em alguns horários, reduzindo os riscos de eventos negativos se repetirem”, completou Roberto Cláudio.
Estiveram presentes à reunião, no Gabinete do Prefeito, o vice-prefeito Moroni Torgan, o secretário da Segurança Cidadã, Antônio Azevedo, a secretária da Saúde, Joana Maciel, a secretária de Infraestrutura, Manuela Nogueira, o secretário de Conservação e Serviços Públicos, João Pupo, o coordenador de Comunicação Social, Moacir Maia, o secretário de Direitos Humanos e Desenvolvimento Social, Elpídio Nogueira, além do secretário-chefe de Gabinete, Marcelo Pinheiro.