O prefeito Roberto Cláudio participou, nesta terça-feira (04/07), do programa Tribuna BandNews – 1º edição, comandando pelos jornalistas Nonato Albuquerque e Ariane Cajazeiras. Entre outros assuntos, o gestor falou sobre os projetos para melhorar o trânsito na Avenida Sargento Hermínio, nomeação de concursados, inauguração das centrais de medicamentos nos terminais e sobre as ações e incentivos culturais na Capital.
Em agosto, a Prefeitura inicia o projeto Bom de Fortaleza, com a participação de artistas locais do circo, teatro, música e outras artes, ocupando as praças reformadas nas sete Regionais da Cidade.
Ainda na área da cultura, quatro equipamentos de grande valor histórico e cultural de Fortaleza estão sendo restaurados, atendendo uma demanda dos artistas locais. O Teatro São José será entregue em 2018, totalmente reformado, junto com a Praça Cristo Redentor. A casa do Barão de Camocim também está passando por uma reestruturação, mantendo suas características arquitetônicas para abrigar o projeto de expansão de formação do Vila das Artes. Já a “Casa das Listras Vermelhas", localizada na Avenida da Universidade será entregue no ano que vem, se transformando na nova sede da Biblioteca Dolor Barreira.
Avenida Sargento Hermínio
Questionado sobre a duplicação do restante da Avenida Sargento Hermínio, o Prefeito anunciou que, até o fim do mandato, a Prefeitura de Fortaleza entrega uma obra para melhorar o trânsito na via. Com desapropriações e intervenções, a obra custaria cerca de R$ 25 milhões. “Estamos estudando duas possibilidades. Ou duplicaremos a via ou implantaremos um binário para facilitar o trânsito de quem segue para o lado Oeste da Cidade”, explicou o Gestor.
Requalificação do Centro
Em agosto, a Prefeitura de Fortaleza entrega a obra de requalificação da Rua José Avelino e da Avenida Alberto Nepomuceno, no Centro da Capital. O projeto de revitalização prevê cinco faixas elevadas para pedestres nas ruas José Avelino, Baturité, Av. Alberto Nepomuceno, Travessa Icó e no cruzamento das ruas Castro e Silva com Conde D’eu, facilitando o acesso de pedestres à Catedral Metropolitana de Fortaleza e ao Mercado Central.
A Prefeitura continua a seção de boxes públicos para os feirantes da antiga feira que acontecia no espaço, desde que haja a comprovação de baixa renda. “Com a revitalização daquela área, a gente pode integrar os corredores culturais do Centro e da Praia de Iracema, promovendo desfiles de moda, criando espaços de designer para reafirmar Fortaleza como polo da Moda no Nordeste, apenas adaptado a nova realidade da cidade”, explicou Roberto Cláudio. Ainda nesta terça-feira, o Prefeito irá se reunir com representantes dos galpões para acompanhamento das entregas dos alvarás que regulariza o funcionamento dos espaços no Centro.
Nomeação dos concursados da guarda
Sobre a Guarda Municipal, o Prefeito destacou a criação da Célula de Proteção Comunitária, que vai priorizar a vigilância nas praças e demais espaços públicos, com a instalação de cabines equipadas com câmeras de vigilância. O trabalho será realizado pelos guardas municipais, que além de monitorar as cabines, farão uso de bicicletas e motos para dar mais segurança à população. O primeiro equipamento será inaugurado no início do segundo semestre na praça em frente ao Cuca do Jangurrusu. “Essa ação faz parte da Política de Segurança Municipal comandada pelo vice-prefeito de Fortaleza, Moroni Torgan. Para isso precisaremos de mais guardas e chamaremos os 500 profissionais que passaram no concurso. Com a continuidade desse trabalho, precisaremos de mais guardas e faremos um novo certame”, afirmou Roberto Cláudio.
Medicamentos
O prefeito reiterou a promessa de regularizar o estoque dos 84 medicamentos da atenção primária nos postos de saúde de Fortaleza, até o dia 31 de julho. Além disso, a primeira Central de Medicamentos será inaugurada em agosto no terminal do Antônio Bezerra e até o fim do ano, todos os terminais terão uma central para melhorar o serviço de atenção básica à saúde. “Estamos fazendo um grande esforço para acabar com esse problema.
Desde 2007, o repasse da União é exatamente o mesmo para a compra de medicamentos. O problema acontece em todos os municípios, por isso trabalharemos três frentes para garantir o acesso dos cidadãos aos medicamentos básicos”, disse o Prefeito. Com a implantação nova política, os usuários receberão os remédios em uma sacola padronizada com a lista dos 84 medicamentos que são de responsabilidade do poder público.