O prefeito Roberto Cláudio apresentou, nesta terça-feira (24/09), o novo projeto do Hospital Distrital Gonzaga Mota José Walter. O novo hospital ampliará de 51 para 130 o número de leitos, aumentando em 154% sua capacidade atual de internações. Melhorias na estrutura física, renovação tecnológica, quantidade de leitos e readequação para leitos psicossociais, bem como defasagem da infraestrutura elétrica e hidrossanitária farão parte da nova unidade, que ocupará área de 5.860 m², ao lado do equipamento atual.
O projeto permite a separação de blocos funcionais para fases sequenciais da obra, modulação estrutural para futuras ampliações e circulação longitudinal contínua com aproveitamento da iluminação e ventilação naturais em área verde, que permite humanização dos espaços.
Roberto Cláudio frisou que a atual unidade não irá fechar durante o andamento das obras. Além disso, ele garantiu a chamada de profissionais concursados para completar o efetivo de profissionais da saúde para o novo equipamento. "Até dezembro deste ano vamos chamar o restante da turma que está no concurso para completar as equipes de várias categorias de Frotinhas e Gonzaguinhas. Se não for suficiente, já deixar outro concurso completo"
A construção do novo hospital se deu após análise dos custos necessários para reforma da atual unidade, que superariam o investimento em uma nova estrutura, conforme a secretária Municipal da Saúde, Joana Maciel. “O projeto foi feito dentro dos normativos do Ministério da Saúde, para dar segurança para os pacientes e profissionais. Vamos ter condições de melhorar a estrutura física e todos os equipamentos adquiridos serão novos”, disse.
Joana Maciel pontuou que a unidade é referência em cuidado materno-infantil, e que a nova estrutura contará com novo centro cirúrgico e um Centro de Parto Normal, com salas de parto humanizado, além de salas de pré-parto e pós-parto.
A Secretária também destacou os prazos para a entrega do novo prédio. “Estamos na fase de projeto e a expectativa é que se licite até o final do ano. A entrega será feita em etapas, começando em fevereiro e entregando a primeira no início do segundo semestre de 2020”.
Reformas em hospitais
Durante a segunda gestão do prefeito Roberto Cláudio, a rede hospitalar do município, composta por 10 unidades, passa por reformas que já envolveram a entrega do Centro de Parto Normal do Hospital Nossa Senhora da Conceição, na Barra do Ceará, as reformas dos Frotinhas Antônio Bezerra, Parangaba e Messejana e dos Gonzaguinhas da Barra do Ceará e de Messejana, além da construção do IJF2, Hospital da Criança e Gonzaguinha José Walter.