O prefeito Roberto Cláudio conversou com moradores do Pici para apresentar o projeto da construção do novo Centro Urbano de Cultura, Arte, Ciência e Esporte (Cuca) e de um posto de saúde em Fortaleza. O encontro ocorreu no Centro de Cidadania e Direitos Humanos do Pici nesta quarta-feira (08/11).
O Cuca será construído no local onde funcionava o CSU do bairro. “Esta é uma oportunidade da comunidade conversar sobre os seus interesses. O nosso compromisso é transformar as oportunidades desses jovens e famílias que moram em torno do Pici e dar mais oportunidade, um futuro. O Cuca é um equipamento de prevenção e dá uma alternativa de um novo caminho, através do lazer, esporte e cultura”, explicou o Prefeito.
De acordo com a titular da Secretaria de Infraestrutura, Manuela Nogueira, o equipamento está orçado em R$ 30 milhões, garantidos por meio de financiamento internacional. “O tamanho da estrutura do prédio será o dobro do antigo CSU. Aqui terá espaço para teatro, quadras poliesportivas cobertas, novas piscinas, salas de multiuso para dança, artes cênicas e artes marciais”, afirmou Manuela.
As atividades do Cuca representam, hoje, um dos principais meios de acesso à cultura e ao esporte entre os jovens de 15 a 29 anos. Segundo o coordenador de Juventude, Julio Brizzi, atualmente são ofertados 60 cursos diferentes para 56 mil pessoas nos três equipamentos: da Barra do Ceará, Mondubim e Jangurussu. “Com o novo equipamento, serão mais jovens com o acesso garantido para atividades diferenciadas. É trazer sonhos e mais qualidade de vida para essas pessoas”, comentou.
O diferencial desta unidade será a parceria com a Universidade Federal do Ceará, que vai ter um trabalho pedagógico compartilhado e voltado com ações do novo Cuca.
Uma das dúvidas da comunidade era sobre o posto de saúde que funciona dentro da estrutura do CSU. Para manter e ampliar o atendimento da população do Pici no Sistema Único de Saúde, Roberto Cláudio e a secretária Municipal de Saúde, Joana Maciel, anunciaram a construção de uma unidade próxima ao prédio. “Além do Cuca, os moradores do Pici vão ganhar um equipamento de saúde completamente novo. O atual posto só vai deixar de funcionar quando o que será construído estiver apto para atender a todos. Garantimos que a comunidade terá um serviço de qualidade”, disse a secretária.
Para a costureira Rosângela Alves, os jovens da região serão muito beneficiados com o Cuca. “Tenho certeza que vai dar muitas oportunidades e lazer a esses adolescentes. E sem falar que todo mundo ganhou um posto de saúde novinho. Esperávamos há muito tempo por melhorias dessas no Pici”, enfatizou.
A licitação para o Cuca será feita em novembro e as obras devem ser iniciadas em maio do próximo ano. A expectativa é que seja inaugurado em novembro de 2019.