O prefeito Roberto Cláudio recebeu nesta quinta-feira (27/12), no auditório do Paço Municipal, ex-alunos do Instituto de Tecnologia Aeronáutica (ITA). Mais de 50 profissionais almoçaram com o gestor e conheceram projetos inovadores desenvolvidos em Fortaleza nos últimos cinco anos.
Roberto Cláudio apresentou parcerias públicos privadas e inovações de projetos em áreas como Educação, Saúde e Mobilidade. A ideia é ampliar o conhecimento dos profissionais e estimulá-los a desenvolver projetos para a Capital.
“Muitos desses profissionais não moram mais em Fortaleza, mas estão aqui para as festas de fim de ano, e nós queríamos apresentar os projetos da Cidade. Temos várias parcerias com a iniciativa privada e a ideia é desenvolver um centro tecnológico, economicamente sustentável, para criar startups que transformem ainda mais Fortaleza em um lugar melhor para se viver”, destacou o Prefeito.
As primeiras reuniões sobre os novos projetos aconteceram em maio deste ano, quando o investidor financeiro Inácio Ponchet se reuniu com o prefeito Roberto Cláudio para apresentar a proposta de um centro de desenvolvimento tecnológico, contemplando várias áreas de atuação.
“Queremos atrair capital privado para construir um centro de desenvolvimento que agregue tecnologia em várias frentes de atuação. O apoio da prefeitura nos dará um suporte legal, tributário e operacional para isso”, explicou Ponchet.
No último ano, um grupo dos ex-alunos visitou várias capitais do Brasil e do exterior para conhecer ideias inovadoras e agregadoras para Fortaleza. Em São Paulo, eles estiveram no Hospital Albert Einstein e mapearam as ações da entidade. O hospital administra algumas unidades públicas de saúde e, de acordo com o Prefeito, as negociações seguem para que, por meio de uma operação piloto, o Hospital de São Paulo gerencie cinco equipamentos públicos de saúde de Fortaleza.
“A ideia inicial é que eles implantem, junto com a Prefeitura, o modelo Einsten de gestão de custos, gerenciamento de leitos e fluxo assistencial para trazer mais eficiência no atendimento. Ainda escolheremos os equipamentos, lançaremos o edital em meados de abril para iniciar e quem sabe concretizar essas mudanças que vão beneficiar a população”, afirmou o Prefeito.