O prefeito Roberto Cláudio participou, na manhã desta terça-feira (05/02), da primeira Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Fortaleza, no período legislativo de 2019. Acompanhado da primeira-dama de Fortaleza, Carol Bezerra, e do secretariado municipal, o Prefeito destacou matérias importantes que está encaminhando ao Legislativo Municipal para tramitação na Câmara neste primeiro semestre, além de realizar um balanço das atividades de 2018 e a apresentação de novas ações a serem implementadas durante o ano de 2019.
“Estou entrando no sétimo ano de mandato como prefeito de Fortaleza e, em todos eles, tive a possibilidade de vir aqui no começo do período legislativo. Considero que o trabalho de uma cidade passa pelo Executivo, mas de forma integrada com o Poder Legislativo e os movimentos organizados. As grandes modificações urbanas são fruto de união e integração. Por isso, prezo muito pelo que é feito nesta casa”, afirmou Roberto Cláudio.
Entre as principais matérias a serem encaminhadas pera apreciação dos vereadores de Fortaleza, o prefeito Roberto Cláudio citou como prioritárias o Código das Cidades, que tem papel fundamental para garantir uma melhor conciliação entre o ambiente construído e o ambiente natural, além de simplificar as atividades empreendedoras. Seis novas Operações Urbanas Consorciadas, que tratam do desenvolvimento de importantes territórios na Capital, a exemplo daquela que possibilitará a implantação do Parque Rachel de Queiroz, e a revisão do Plano Diretor, que terá pontos discutidos para melhor atender as necessidades de Fortaleza.
Conquistas de 2018
Roberto Cláudio também compartilhou os principais resultados e investimentos realizados em 2018, quando o Executivo fez investimentos que ultrapassaram R$ 415 milhões. Entre esses investimentos, ele citou a entrega dos dois primeiros andares do IJF2, que teve ampliado em 130 o número de leitos e 518 a quantidade de profissionais; de três unidades de Atenção Primária à Saúde (UAPS); 26 Núcleos de Apoio à Família (NASF) e da Unidade de Pronto Atendimento do Edson Queiroz.
O Prefeito ainda comemorou a primeira posição de Fortaleza entre as capitais do Nordeste quanto ao atendimento da Educação Infantil em 2018, tendo verificado uma ampliação de 31,5% no número de alunos da Rede Municipal em Tempo Integral, sendo a terceira maior rede pública do País entre as capitais).
Na área de infraestrutura, ele destacou a inauguração da nova Avenida Aguanambi, as melhorias na infraestrutura de mobilidade, além da implantação de cinco células de Proteção Comunitária e a entrega de 9.768 unidades habitacionais.
Ações Prioritárias para 2019
Entre as novidades para 2019, o prefeito elencou a entrega do terceiro andar do IJF2, da Policlínica do Jóquei Clube e de dois CAPS AD (Cristo Redentor e Cidade 2000). Ele lembrou, ainda, da construção de 15 novos CEIs (Centros de Educação Infantil), 14 Escolas de Tempo Integral, cinco novos binários, a construção conm duplicação do viaduto sobre a BR-116, a entrega da última etapa do Vila do Mar, a construção de dois novos CUCAs (Pici e José Walter), 15 novas Cédulas de Proteção Comunitária, além da entrega de 8.600 novas unidades habitacionais.