O prefeito Roberto Cláudio assinou, neste sábado (01/12), no restaurante Colher Restô, a ordem de serviço para o início das obras do novo Polo Gastronômico da Varjota. A obra começa na próxima segunda-feira (03/12), no trecho 13, nas ruas Castro Monte e Tavares Coutinho, entre as ruas Ana Bilhar e Dr. Alísio Mamede. O projeto prevê a urbanização de 1,5 Km das ruas Ana Bilhar e Frederico Borges, além da construção de uma galeria de drenagem.
Confira aqui a apresentação completa das obras
As intervenções contemplam a revitalização completa das vias, que terão como prioridade pedestres e ciclistas, oferecendo novos passeios com piso intertravado, alargamento de calçadas, passagens elevadas para pedestres, jardineiras e arborização. Serão construídas intervenções urbanísticas como parklets, além de mobiliários urbanos em todo o quadrilátero da Varjota. As ruas também passarão por drenagem, terão iluminação de LED e fiação embutida e reordenamento do tráfego local.
"A ideia é atrair um novo típo de ocupação para essa área. Teremos bolsões de estacionamento para que as pessoas caminhem no local como acontece em outros pólos gastronômicos no mundo. Essas atividades surgiram de forma espotânea e agora vamos dar uma nova estrutura para que o pólo da Varjota seja também um gerador de mais emprego e renda para a Cidade", destacou o prefeito Roberto Cláudio.
A obra terá duração de 12 meses e será feita por etapas, para não prejudicar o comércio de bares e restaurantes do local. Durante seis meses, diversas reuniões foram realizadas para apresentar e afinar com os proprietários,os detalhes das intervenções.
"Estou aqui há 27 anos e acredito nessa nova roupagem. Será um grande atrativo para o turismo, valorizando o bairro e beneficiando os comerciantes", declarou a empresária Ana Campos, também conhecida como Ana Negona.
Orçadas em R$ 13 milhões, as obras vão possibilitar, além da melhoria no passeio dos mais de 110 estabelecimentos da região, um fortalecimento no turismo local. A Prefeitura de Fortaleza está com um conjunto de obras que possibilitarão a melhora da economia e do turismo na Capital, especialmente na alta estação. Entre eles, a revitalização do morro Santa Terezinha, as novas Praia de Iracema e Avenida Beira-Mar, o projeto Novo Centro e o projeto Vila do Mar.