O prefeito Roberto Cláudio assinou, nesta terça-feira (11/08), um termo Termo de Cooperação com o Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE-CE), representado pelo presidente do órgão, Valdomiro Távora, para a concessão de um espaço semanal de 15 minutos na TV Terra do Sol. Com a iniciativa, o TCE-CE poderá divulgar e comunicar, com transparência, julgamentos, decisões, entendimentos e ações administrativas no canal da Prefeitura de Fortaleza.
O programa será composto por três blocos. O primeiro trará matérias informativas diversas, o segundo entrevistas, e o terceiro o resumo das principais ações realizadas pelo Tribunal, principalmente aquelas ligadas ao controle externo e às capacitações na Escola de Contas Instituto Plácido Castelo.
Para Roberto Cláudio, a TV Terra do Sol, apesar de ser gerida pela Prefeitura, não reflete interesses municipais, mas sim a própria cidade de Fortaleza, ao discutir o cotidiano da cultura, da economia e da política com autonomia, liberdade e diversidade, que é a marca da inteligência do povo de Fortaleza, e o espaço concedido ao TCE cabe justamente nessa proposta. “É um privilégio para a gente construir mais uma parceria com um órgão tão responsável e diligente”, enfatizou.
Conforme o presidente do TCE-CE, a parceria constitui um espaço muito importante para o órgão por esta ser uma televisão que discute Fortaleza como um todo. “Serão 15 minutos semanais para que possamos mostrar o papel do Tribunal de Contas do Estado nas capacitações e orientações dos gestores, trazendo a sociedade para perto da fiscalização dos municípios do Ceará”, destacou Valdomiro Távora.
O Prefeito ressaltou, ainda, o trabalho fundamental exercido pelo TCE-CE à democracia cearense de fiscalizar a gestão das contas públicas do Governo do Estado e dos Municípios. “É importante para a garantia da eficiência e da qualidade da gestão dos recursos do povo, além de um papel cada vez mais preventivo e educacional que vem cumprindo”, explicou.
Roberto Cláudio também frisou que tão importante quanto fiscalizar, é gerar uma consciência de responsabilidade e de maior conhecimento junto aos gestores que hoje zelam e tomam conta do que é público. “O TCE tem tido esse papel duplo de ser um rigoroso fiscal, mas ao mesmo tempo, de buscar sempre, pelo caminho da educação, da prevenção e do diálogo com os entes municipais e estaduais, que os erros não aconteçam”, elogiou.