O prefeito Roberto Cláudio autorizou as obras da terceira etapa da reforma do Hospital Gonzaga Mota da Barra do Ceará (Gonzaguinha da Barra). "Vamos reformar e ampliar toda a área da emergência e também requalificar as enfermarias. Além disso, vamos abrir mais de 30 leitos novos de alojamento conjunto, aquele que fica a mãe com o bebê", informou, durante a assinatura da ordem de serviço, nesta segunda-feira (23/09). Na oportunidade, Roberto Cláudio anunciou ainda que será construído um centro de parto normal, com previsão de início das obras em 60 dias.
O Gonzaguinha contará com novos 38 leitos ao fim da requalificação, sendo 30 leitos de internação e oito leitos de observação. O equipamento já recebeu melhoria de toda coberta e parte elétrica da unidade, do centro cirúrgico e sala de parto, além da adequação do quadro geral de baixa tensão.
Durante o período de obras, a unidade funcionará normalmente, informou Neucilene Silva, diretora executiva do Hospital. “Esta terceira etapa não vai repercutir tanto no serviço ao público. Ela só nos beneficiará, com mais espaço, leitos e melhor ambiência para atender à população”, disse.
De acordo com Adélia Pereira, moradora do entorno do Hospital, a expectativa é de mais comodidade, principalmente durante momentos de urgência. “Moro aqui perto e vai nos ajudar bastante. Na necessidade, ter esse atendimento aqui é muito importante. Vai ainda desafogar os outros hospitais”, declarou.
A Prefeitura está investindo R$ 3.483.865,73, oriundos do Tesouro Municipal, para promover a restruturação do equipamento, buscando a melhoria contínua do atendimento de saúde para a população de Fortaleza. A ação faz parte do pacote de reformas e ampliações na rede hospitalar municipal.
O Gonzaguinha da Barra realiza, mensalmente, cerca de 5.200 atendimentos nas áreas de clínica médica, ginecologia e obstetrícia, além de cirurgias de média complexidade. Hoje, faz em torno de 250 partos por mês. Com a ampliação, a expectativa é chegar a 365 atendimentos de partos por mês.
Melhorias na Assistência Hospitalar de Fortaleza
A reforma do Frotinha da Barra faz parte de um pacote de investimento em toda a rede hospitalar o município de Fortaleza. “Na atenção primária, porta de entrada da saúde, o prefeito Roberto Cláudio reformou mais de 70 postos e construiu 20 novos. Agora, na segunda gestão, continuamos fortalecendo a assistência primária, mas é chegada a vez da assistência hospitalar. Temos 10 hospitais municipais, dentre eles o IJF que já está passando por ampliação. Já entregamos 130 leitos do IJF2 e, até o final do ano, será entregue o centro cirúrgico”, afirmou Joana Maciel, secretária da Saúde.
A Prefeitura já promoveu melhorias nos Frotinhas de Antônio Bezerra e Messejana e nos Gonzaguinhas de Messejana e Barra do Ceará, bem como no Hospital Nossa Senhora da Conceição. Recentemente, o Prefeito assinou a ordem de serviço da reforma do Frotinha da Parangaba, que ganhará um novo centro cirúrgico, ampliando em 100% da sua capacidade, passando de duas para quatro salas de cirurgia. O investimento é de cerca de 15 milhões nos equipamentos.