O prefeito Roberto Cláudio assinou, nesta quarta-feira (31/10), a Ordem de Serviço que autoriza a reforma e a ampliação do Posto de Saúde Guiomar Arruda. Instalado na região do Grande Pirambu, o equipamento receberá investimentos da ordem de R$ 787 mil.
As intervenções previstas contemplam, além da climatização das salas de atendimento, serviços de pintura, alvenaria e instalação hidráulica e elétrica. Paralelamente, haverá a instalação de melhorias voltadas à acessibilidade e a ampliação de vários espaços, a exemplo da recepção e do setor de farmácia.
Além disso, novas estruturas fortalecerão as atividades desenvolvidas no Posto de Saúde, como auditório, novos consultórios, almoxarifado, depósito para material de limpeza, sala de agentes de saúde e copa.
“Estamos cumprindo mais um compromisso com o Grande Pirambu. Há muitas obras acontecendo nesta região. E cuidar da saúde das pessoas é uma das nossas prioridades. Portanto, estamos expandindo recursos na Saúde, na contramão do que vem acontecendo no País. A partir dessa reforma, nós entregaremos um Posto bacana, ampliado, com uma bela infraestrutura e com atendimento digno”, declarou o Prefeito, acrescentando que, durante o período da reforma, os atendimentos serão remanejados para o Posto de Saúde Carlos Ribeiro, para a Associação Comunitária de Ajuda Mútua do Pirambu e para a Federação do Movimento Comunitário do Pirambu, garantindo, assim, a continuidade do serviço à população.
A titular da Secretaria da Infraestrutura de Fortaleza, Manuela Nogueira, adiantou o cronograma de execuções previsto. “Nossa expectativa é de que as intervenções sejam concluídas ao longo do primeiro semestre do ano que vem”, disse.
A ação integra o projeto de reestruturação da Atenção Primária de Fortaleza, que já reformou 70 postos e viabilizou a construção de 22 equipamentos. Além disso, a informatização de prontuários e a ampliação do horário de funcionamento das unidades compõem o conjunto de melhorias capazes de otimizar o atendimento médico à demanda espontânea e programada.
“Hoje, em Fortaleza, nós temos o privilégio de ter toda a atenção primária informatizada. Por exemplo, um paciente habitualmente atendido na Regional VI, se, por ventura, necessitar ser atendido na Regional I, os profissionais terão toda a condição de analisar o seu histórico, a história clínica e a medicação em uso, otimizando o atendimento”, acrescentou a titular da Secretaria da Saúde de Fortaleza, Joana Maciel.
Presente na solenidade, a população aprovou a iniciativa da Prefeitura de Fortaleza. “Esse Posto de Saúde faz parte da minha vida e da minha história. É uma alegria saber que a situação vai ficar cada vez melhor. Nossa saúde é nosso maior presente”, considerou a aposentada Irene Pirapora, de 89 anos.