O prefeito Roberto Cláudio sancionou a lei que cria a Coordenadoria de Bem-Estar e Proteção Animal, nesta quarta-feira (28/06), no Paço Municipal. O novo órgão terá como objetivo elaborar e executar políticas públicas voltadas para o cuidado com os animais de Fortaleza e ficará vinculado à Secretaria de Conservação e Serviços Públicos (SCSP).
A nova coordenadoria será responsável por planejar e executar castrações de animais de rua e de abrigos, vacinação, gerir o Vetmóvel e realizar projetos com clínicas veterinárias nos bairros. “Esta é uma luta de 20 anos para estruturar, na Prefeitura de Fortaleza, uma instituição que possa ser responsável por todas as políticas de proteção e bem-estar animal”, explicou o prefeito Roberto Cláudio.
Além disso, outras atividades serão desenvolvidas pelo órgão. “O Vetmóvel circulará na Cidade para imunizar, cuidar e promover a castração em espaços publicos. Vamos firmar convênios com clínicas veterinárias para castrar principalmente os animais de ruas; preparar e adequar espaços públicos para receber animais domésticos, através da expansão dos cachorródromos”, afirmou Roberto Cláudio.
A coordenadoria foi criada por uma emenda da Câmara Municipal. Por decreto, o Prefeito firmou um prazo de 30 dias para que o novo órgão seja estruturado.
A proposta da Coordenadoria de Bem-Estar e Proteção Animal foi requerida pelo vereador Célio Studart. “Fortaleza está sendo vanguardista e dando um grande exemplo para as demais capitais do Brasil. A coordenadoria vem em uma boa hora para auxiliar a população em relação aos animais que precisam de cuidado”, disse o vereador.