O prefeito Roberto Cláudio participou, nesta terça-feira (20/11), da solenidade de abertura da 23ª edição do Seminário Nacional de Distribuição de Energia Elétrica (Sendi), o maior evento brasileiro do setor elétrico. O encontro tem como objetivo promover a troca de experiências entre distribuidoras de energia elétrica, de modo a fomentar ideias para a manutenção e desenvolvimento da qualidade dos serviços prestados.
Dentre as tendências do segmento presentes, estão a digitalização, e-mobility, relação com os clientes e modelo regulatório. Roberto Cláudio elogiou a modernidade e a organização do evento, ressaltando a oportunidade de estabelecimento de boas relações e negócios proporcionadas pela ocasião.
O Prefeito destacou, ainda, iniciativas como o primeiro sistema brasileiro público de carros elétricos compartilhados e a reunião realizada nesta semana com representantes do governo sueco para o desenvolvimento da primeira linha de transporte público movida a biogás. "Somos uma cidade orgulhosa de não ter medo de inovar, de correr riscos, e temos trabalhado muito nesta área de energia e sustentabilidade", disse.
O chefe de gabinete do Governo do Estado do Ceará, Élcio Batista, além de destacar diversos aspectos do desenvolvimento social e econômico do estado, frisou questões como a maior presença dos cabos de fibra ótica do Brasil, além do pioneirismo na geração de energia eólica e solar. "O Ceará é um celeiro de oportunidades para quem quer inovar, desenvolver e investir. Energia renovável, para nós, é um motivo de orgulho e um feito super importante para o nosso desenvolvimento", afirmou.
Ildo Wilson Grüdtner, secretário de energia elétrica do Ministério de Minas e Energia, considera este o maior evento do setor e destaca a importância da ocasião para corresponder tanto a exigências por parte da sociedade, como para avançar no quesito do aperfeiçoamento de novas tecnologias. "A troca de experiências vai reforçar o conhecimento dessa força de trabalho, que desempenha essa importante função do segmento de distribuição de energia elétrica no nosso país".
O evento aguarda cerca de cinco mil pessoas, dentre as quais diretores e técnicos de empresas fornecedoras de serviço para as distribuidoras de energia elétrica do País. O trabalho de organização do Sendi é coordenado pela Enel, que distribui energia em toda a geografia do Ceará.