O prefeito Roberto Cláudio e o governador Camilo Santana anunciaram, em transmissão ao vivo pelas redes sociais, neste sábado (30/05), a prorrogação do decreto de isolamento social para o Estado do Ceará e para Fortaleza. A circulação de pessoas em espaços públicos continua restrita a casos de necessidade e com o uso obrigatório de máscara.
Clique e assista ao vídeo na íntegra
Conforme o Governador, o isolamento social rígido tem sido fundamental, principalmente em Fortaleza, pois permitiu a tendência de estabilização dos casos da Covid-19 e a diminuição da pressão no sistema público de saúde, nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), Postos de Saúde e hospitais, garantindo o atendimento eficiente aos pacientes e possibilitando salvar vidas.
O Prefeito reforçou que os indicadores vêm sendo cada vez mais favoráveis na Capital, no que diz respeito ao número de quadros graves da doença, à demanda por internação em leitos de enfermaria e Unidades de Terapia Intensiva (UTI), além da redução de óbitos.
“A gente sabe que mudar hábitos e comportamentos não é fácil. Entretanto, essa medida, se praticada por cada um de nós, tem um efeito bastante potente de melhorar a saúde de todos, e é isso que estamos fazendo hoje, renovando o isolamento social por pelo menos mais uma semana”, explicou Roberto Cláudio, lembrando que o resultado é produto da colaboração da população, então é necessária a continuação do empenho para o enfrentamento eficiente à Covid-19.
As operações de fiscalização continuam e as pessoas podem ligar para o 190 para denunciar aglomerações indevidas. O novo decreto também constitui isolamento social rígido em outros municípios do interior e da Região Metropolitana de Fortaleza.
Retomada da Economia
O novo decreto autoriza também o início da retomada de algumas atividades econômicas, como indústria, construção civil e saúde, do dia 1o ao dia 7 de junho. De acordo com Camilo Santana, o período é uma fase de transição e de teste, cujos resultados serão avaliados. Cada nova fase de retomada posterior vai depender dos critérios de avaliação das equipes das Secretarias de Saúde do Estado e do Município.
“Todas as decisões serão pautadas nas avaliações de cientistas e especialistas da saúde. Em primeiro lugar está a vida das pessoas. A retomada da economia vamos fazer de forma gradativa e com muita responsabilidade, com protocolos estabelecidos para que as pessoas possam cumprir”, disse o Governador.