O prefeito Roberto Cláudio e o governador do Estado, Camilo Santana, assinaram, em solenidade realizada na manhã deste sábado (03/03), a ordem de serviço para a construção da nova sede do Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque), da Polícia Militar do Ceará.
A unidade ocupará terreno, na Praia do Futuro, cedido pelo Grupo M. Dias Branco. O novo equipamento policial faz parte do conjunto de ações do Pacto por um Ceará Pacífico e da plataforma Juntos por Fortaleza. Para a construção da nova sede, serão investidos cerca de R$ 15 milhões.
Para o prefeito Roberto Cláudio, é cada vez mais importante assistir parcerias saudáveis entre os entes públicos e a sociedade civil organizada. “Um dos grandes exemplos é esta parceria com o grupo M. Dias Branco, um dos maiores do Nordeste, que vem realizando diversos gestos de gentileza em prol da nossa Cidade”, afirmou.
A nova sede do BPChoque, segundo o Prefeito, é um presente de múltiplos significados, beneficiando diretamente a corporação que receberá uma estrutura nova e moderna. “Por aqui, circularão cerca de mil homens e mulheres, diariamente. Certamente, eles darão a esta área da Cidade uma nova sensação de segurança, efetiva e concreta”.
A Praia do Futuro é um dos mais importantes pontos turísticos de Fortaleza. No trabalho de integração com o Governo do Estado para garantir maior segurança ao cidadão na área, o prefeito Roberto Cláudio informou que ainda este ano será feita uma licitação, a partir de investimento federal, para a instalação de torres de segurança da Guarda Municipal, bem como um conjunto de câmaras.
Investimento social
Ao fazer um balanço sobre as ações na área de segurança do Estado, o governador Camilo Santana reiterou a parceria que o Estado vem mantendo com a Prefeitura de Fortaleza, em busca de alternativas que promovam o bem-estar da população. “Não vamos resolver o problema da segurança só com policiamento. É preciso investir no social e na educação. Fortaleza não tinha uma escola de tempo integral. Hoje, são 22. Isso é proteger o jovem e dar a ele oportunidade e esperança”.
O Governador destacou ainda o trabalho pioneiro da gestão de Roberto Cláudio na instalação das Areninhas, campos de futebol urbanizados e requalificados pela Prefeitura de Fortaleza, localizados em bairros com alto índice de vulnerabilidade social e baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). “Investir no esporte, na educação e na geração de emprego tem sido prioridade”, afirma Camilo Santana.
Estrutura da nova sede
A nova sede do BPChoque terá 10.000 m² de área total, dos quais cerca de 3.000 m² serão de área construída. O complexo policial abrigará o Comando de Policiamento Especializado (CPE), Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque), Comando Tático Motorizado (Cotam), Comando Tático Rural (Cotar), Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate), Companhia de Distúrbios Civis (CDC) e Departamento de Educação Física do Choque.
A atual estrutura operacional do prédio do BPChoque, no Centro de Fortaleza, migrará para a nova sede, à exceção da Companha de Policiamento com Cães (CPCães) que permanecerá no bairro Conjunto Esperança. O BPChoque conta com um efeito de 664 policiais militares distribuídos em cinco companhias especializadas (Cotam, Cotar, Gate, CDC e CPCães).
A nova sede amplia a segurança na região Praia do Futuro, área de maior apelo turístico da Capital, intensificando a capacidade operacional e de treinamento para o policiamento especializado. Deverá também reforçar as ações realizadas pelo Pacto por um Ceará Pacífico que já conta com a primeira Unidade Integrada de Segurança (Uniseg I).