O prefeito Roberto Cláudio e governador Camilo Santana entregaram, nesta segunda-feira (02/06), a passagem inferior (túnel) da Avenida Borges de Melo, no Bairro de Fátima. A obra faz parte da implantação do VLT Parangaba-Mucuripe e permite que o trem atravesse a via sem cruzar com os veículos, que já trafegam pelo túnel.
Com 300 metros de extensão e duas pistas de dez metros de largura, o túnel teve investimento de cerca de R$ 30 milhões.
"Essa foi uma obra muito esperada pelos moradores e agora, entregue, vai garantir a fluidez no trânsito com mais segurança para motoristas e pedestres que não precisarão enfrentar a passagem com as linhas férreas do VLT", explicou o governador Camilo Santana.
Ainda no mês de julho, a Prefeitura de Fortaleza irá fazer o deslocamento da antiga parada de ônibus, instalar e sinalizar faixa de pedestre e também estuda a possibilidade de implantação de um redutor de velocidade na saída do túnel. As medidas de segurança viária, garantem mobilidade urbana em uma das áreas mais movimentadas da Cidade.
“Essa obra tem um duplo efeito positivo para a Cidade porque o VLT passará sem interrupções, mas principalmente porque os moradores e comerciantes dessa área já demandavam uma obra desse porte. Nosso próximo passo é fazer a integração total dos ônibus, vans e bicicletas, ao VLT e o metrô, quando eles estiverem em seu pleno funcionamento.
A subdivisão Parangaba-Mucuripe do VLT já está em operação assistida, com transporte de passageiros de forma gratuita, no trecho que liga as estações Parangaba e Borges de Melo. No próximo dia 6 de julho, a operação assistida será estendida da Parangaba até o Papicu, ampliando o percurso que passará a ter oito estações, das dez previstas no projeto.