O prefeito Roberto Cláudio participou, na noite desta sexta-feira (29/06), ao lado do governador Camilo Santana, da inauguração da Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco. Instalado no bairro Vicente Pinzón, o equipamento ofertará 5 mil vagas por ano, destinadas a jovens de 18 a 29 anos que buscam qualificação profissional na área gastronômica.
A Escola foi doada pelo Grupo M. Dias Branco ao Governo do Estado do Ceará, que executará a gestão por meio da Secretaria da Cultura do Estado e do Instituto Dragão do Mar. “Isso traduz uma responsabilidade social da empresa com esta comunidade e traz uma doação para o Estado, que assume a responsabilidade de manter esse equipamento, que tem capacidade de qualificação desse ambiente, do espaço urbano, do convívio social, ofertando para os jovens cursos de excelência na área de gastronomia”, afirmou o titular da Secretaria da Cultura do Ceará, Fabiano Piúba.
Em decorrência da localização estratégica, o equipamento reforçará o cenário socioeconômico dos bairros Castelo Encantado, Mucuripe, Serviluz, Conjunto Santa Terezinha, Praia do Futuro, Cais do Porto, Papicu, Dunas e Entorno da Regional II. “Essa é uma escola gratuita, destinada à população que não pode pagar. O cearense tem grande vocação para a área gastronômica e nós precisamos reforçar essas oportunidades”, considerou o presidente do Instituto Dragão do Mar, Paulo Linhares.
As capacitações e formações ofertadas contemplam os eixos da panificação, da confeitaria e das técnicas auxiliares de cozinha. A iniciativa visa ao impulsionamento de oportunidades empregatícias inerentes à área, cuja abrangência inclui vagas de emprego em restaurantes, supermercados, bares e hotéis.
“Além de dar oportunidades aos jovens, este será um espaço de visitação, um restaurante da Cidade. Tenho certeza de que esta será uma âncora para a qualificação da área. A Prefeitura e o Governo do Estado entregaram recentemente a requalificação do Morro Santa Terezinha e, neste mesmo espaço, foi levantado pelo Grupo M Dias Branco este prédio que, além de arquitetônico, será também um ícone econômico e social porque uma aposta na qualificação e no tipo de economia característica ao Mucuripe, que é do turismo e da gastronomia”, declarou o Prefeito.
O governador Camilo Santana, acompanhado pela vice-governadora, Izolda Cela; pelo chefe de Gabinete, Élcio Batista, e pela primeira-dama do Estado, Onélia Santana, afirmou que “a ideia é transformar o território em um grande polo turístico e gastronômico da Capital”, afirmou.
Ao lado da presidente do Conselho de Administração do Grupo M Dias Branco, Maria Consuelo Saraiva Leão Dias Branco, o vice-presidente do Grupo, Geraldo Luciano, ressaltou a importância da união de esforços entre a iniciativa privada e o poder público. “É uma satisfação estabelecer esta parceria com o Governo do Estado e com a Prefeitura de Fortaleza. Este equipamento irá contribuir bastante para a comunidade ao integrar as pessoas e retomar a gastronomia. Nós estamos orgulhosos em cumprir essa obrigação social”, finalizou.